
As obras do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar São Paulo a Campinas, terão início na próxima sexta-feira (27), com mobilização inicial no município de Vinhedo. O começo das intervenções ocorre dois meses antes do previsto no cronograma original.
Faça parte do Canal do WhatsApp do Jornal do Interior
O anúncio foi feito durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. Nesta primeira fase, os trabalhos estarão concentrados no trecho entre Campinas e Jundiaí, dependendo apenas da emissão final da licença ambiental, que está em fase de conclusão.
O projeto prevê a implantação de dois serviços ferroviários. O primeiro é o Trem Intermetropolitano (TIM), também chamado de Trem Parador, com início de operação previsto para 2029. O serviço terá paradas em Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí, em um percurso de 44 quilômetros que deverá ser realizado em cerca de 33 minutos. A capacidade estimada é de até 2.048 passageiros por viagem.
Leia também: TJSP mantém suspensão de regra que permitia convocação de suplentes em afastamentos curtos de vereadores
Já o TIC, com operação prevista para 2031, funcionará como um serviço expresso, com paradas apenas em Campinas, Jundiaí e São Paulo. O trajeto de aproximadamente 101 quilômetros será percorrido em cerca de 1 hora e 4 minutos. Os trens contarão com assentos marcados, ar-condicionado, Wi-Fi e poderão atingir velocidade de até 160 km/h, com destino final na Estação Água Branca, na capital paulista.
As duas operações utilizarão a mesma via férrea, que passará por requalificação a partir da infraestrutura existente, estratégia que visa reduzir impactos ambientais. As obras incluem ajustes técnicos e correções de curvas em pontos específicos dos trilhos.
CONFIRA A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL DO INTERIOR
Com investimento estimado em R$ 14,2 bilhões, o projeto deve beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios das regiões metropolitanas de Campinas, Jundiaí e São Paulo, ampliando a integração regional e oferecendo uma alternativa ao tráfego nas rodovias.