TCESP realiza fiscalização surpresa em almoxarifados e escolas municipais em todo o Estado

Foto: Reprodução/TCESP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (23), uma fiscalização surpresa em almoxarifados educacionais e unidades escolares de todo o Estado. A ação tem como foco a gestão de materiais escolares e a distribuição de uniformes na rede municipal de ensino.

Faça parte do Canal do WhatsApp do Jornal do Interior

Ao todo, cerca de 368 auditores de controle externo participam da operação, que ocorre de forma simultânea em 300 municípios paulistas. As vistorias abrangem Secretarias de Educação, almoxarifados centrais e escolas, com o objetivo de verificar desde o armazenamento até a entrega final dos itens aos estudantes.

Durante a fiscalização, são analisados aspectos como governança, equidade na distribuição, condições de armazenamento, controle de estoques e a efetiva chegada de kits escolares e uniformes aos alunos. A iniciativa acompanha todo o percurso dos materiais, desde a aquisição pelas prefeituras até o destino final nas unidades de ensino.

Coordenada pelos Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSF I e II), a ação ocorre estrategicamente no início do ano letivo. A proposta é oferecer um diagnóstico rápido, permitindo que gestores municipais identifiquem e corrijam eventuais falhas ainda no começo do calendário escolar.

A operação conta com o apoio das 20 Unidades Regionais do Tribunal, com cobertura em cidades como Santos, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Mogi Guaçu. Na Grande São Paulo, também há monitoramento em municípios como Santo André, São Bernardo do Campo e Guarulhos.

Os auditores realizam verificações presenciais das condições estruturais dos almoxarifados, do registro de entrada e saída de materiais e da distribuição efetiva dos itens. As informações são coletadas em tempo real por meio de questionários eletrônicos, com envio de fotos e vídeos para uma central de comando na capital.

Leia também: UVESP fortalece implantação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais

A presidente do TCESP, Cristiana de Castro Moraes, destacou que a iniciativa busca avaliar a eficiência do gasto público. Segundo ela, não basta a aquisição dos materiais: é necessário garantir que a logística funcione adequadamente para que os produtos cheguem com qualidade e no tempo certo aos estudantes.

Já a assessora técnica procuradora da Secretaria-Diretoria Geral, Roberta Rocha Pereira de Veras Sebastião, ressaltou a abrangência da operação, que alcança quase metade dos municípios paulistas, permitindo um panorama amplo da gestão dos materiais destinados à educação.

Desde 2016, o TCESP já realizou 53 fiscalizações ordenadas em áreas como alimentação, transporte escolar, saúde e limpeza pública. Ao final do dia, a Corte deve divulgar um balanço preliminar com os principais resultados da ação.

CONFIRA A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL DO INTERIOR

Confira algumas fotos de alguns dos achados da fiscalização ordenada realizada pelo TCESP nesta segunda-feira (23/03)

Infiltração, livros didáticos sujos e danificados, materiais vencidos, armazenamento irregular de materiais e equipamentos, AVCB e extintores vencidos.

*Fotos: Reprodução/TCESP