
Programa Amigo Caramelo oferece 800 vagas para animais de moradores do município. Inscrições presenciais acontecem de 19 a 21 de outubro, ou até o preenchimento das vagas.
Faça parte do Canal do WhatsApp do Jornal do Interior
Bem-Estar Animal
A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semab), abriu o cadastro para a 11ª etapa do programa Amigo Caramelo, que oferece castração gratuita de cães e gatos. Desta vez, o atendimento será realizado na região do Mary Dota, com 800 vagas disponíveis.
As inscrições serão presenciais de segunda-feira (19) a quarta-feira (21), das 8h às 13h, na Regional do Mary Dota, localizada na rua Ruth Rodrigues Maduro dos Santos, quarteirão 1. O cadastro poderá ser encerrado antes do prazo caso todas as vagas sejam preenchidas.
Cada tutor poderá inscrever até cinco animais. Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais e morar em Bauru. No momento do cadastro, será obrigatório apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
LEIA TAMBÉM: Indaiatuba regulamenta circulação de bicicletas elétricas e ciclomotores
Quando serão realizadas as castrações?
Os procedimentos estão previstos para ocorrer de 29 de outubro a 1º de novembro, em uma unidade móvel instalada na Regional do Mary Dota. Serão atendidos cães e gatos, machos e fêmeas, e todos os animais castrados também receberão um microchip de identificação.
Após a inscrição, os tutores receberão orientações sobre a consulta, a cirurgia e os cuidados necessários durante a recuperação, estimada em dez dias.
A prefeitura orienta que os animais permaneçam em jejum de comida e água por pelo menos oito horas antes do procedimento, para reduzir o risco de complicações. Os responsáveis devem seguir as instruções fornecidas pela equipe veterinária.
Programa já realizou dez etapas
Criado para ampliar as ações de proteção animal e contribuir para o controle da população de cães e gatos, o Amigo Caramelo já realizou dez etapas de castração desde setembro de 2025.
As ações passaram por bairros como Vila Universitária, Núcleo Bauru 22, Jardim Ouro Verde, Nova Esperança, Vila São Paulo, Vila Santa Luzia, Jardim Vânia Maria, Parque Santa Edwirges e Mary Dota, além do distrito de Tibiriçá.
O programa utiliza uma estrutura móvel para a realização das cirurgias e complementa o serviço oferecido pela Semab, que também atende cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de clínicas veterinárias contratadas pela prefeitura.
CONFIRA A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL DO INTERIOR
Serviço
- Inscrições: de 19 a 21 de outubro, das 8h às 13h, ou até o preenchimento das vagas.
- Local: Regional do Mary Dota — rua Ruth Rodrigues Maduro dos Santos, quarteirão 1.
- Vagas: 800.
- Quem pode participar: moradores de Bauru com 18 anos ou mais.
- Documentos: documento oficial com foto e comprovante de residência.
- Castrações: de 29 de outubro a 1º de novembro.
- Limite: até cinco animais por tutor.