
Vice-prefeita foi empossada após o falecimento de Irineu Maretto e garante continuidade dos projetos da administração
A cidade de Araras viveu um momento histórico na manhã desta sexta-feira (26). Em cerimônia realizada na Câmara Municipal, Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla tomou posse como prefeita e se tornou a primeira mulher a assumir a chefia do Poder Executivo na história do município.
Faça parte do Canal do WhatsApp do Jornal do Interior
A posse ocorreu um dia após o falecimento do prefeito Irineu Norival Maretto, que morreu na quinta-feira (25), aos 64 anos, após permanecer internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Araras.
Antes da cerimônia de posse, Elaine Brambilla reuniu-se com secretários municipais e presidentes de autarquias para definir as prioridades da administração e reforçar a continuidade das ações iniciadas pela gestão.
“Daremos continuidade aos projetos importantes que o prefeito Irineu Maretto deixou em curso e, com muita cautela e responsabilidade, vamos traçar os próximos passos da gestão. É um momento difícil, mas temos que seguir em frente“, afirmou a nova prefeita.

Leia também:
Morre o prefeito de Araras, Irineu Maretto, aos 70 anos
Conexidades encerra 9ª edição com público recorde e consolida protagonismo no debate municipalista
Lua de Morango ilumina o céu nesta segunda-feira; saiba o melhor horário para observar o fenômeno
Trajetória política
Elaine Brambilla é biomédica, enfermeira e instrumentadora cirúrgica. Casada com o médico Dr. Nelson Brambilla, ex-prefeito e ex-vereador de Araras, ela também é mãe da médica Renata Elisa Brambilla Junho e do vereador Gustavo Dias Brambilla, além de avó de Maria Alice e Isadora.
Sua atuação na vida pública começou à frente do Fundo Social de Solidariedade, instituição que presidiu entre 2009 e 2016, durante os dois mandatos de Nelson Brambilla como prefeito.
Na política, foi eleita vereadora para a 18ª Legislatura (2021-2024). Em 2024, integrou a chapa vencedora ao lado de Irineu Maretto, sendo eleita vice-prefeita com 24.681 votos. No início da atual administração, também ocupou o cargo de secretária municipal de Assistência Social.
CONFIRA A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL DO INTERIOR
Continuidade da gestão
Com a posse, Elaine Brambilla passa a conduzir a administração municipal até o fim do mandato iniciado em 2025. A prefeita afirmou que o momento é de união e responsabilidade, destacando que a prioridade será manter o funcionamento dos serviços públicos e dar sequência aos projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento da cidade.
A chegada de Elaine Brambilla ao comando do Executivo representa um marco para Araras, que, pela primeira vez desde sua emancipação, passa a ser administrada por uma mulher.