Campinas será sede do primeiro data center da Eletrobras e reforça posição como polo tecnológico

Foto: Reprodução (Prefeitura de Campinas)

A cidade de Campinas (SP) foi escolhida para abrigar o primeiro data center da Eletrobras, marcando a estreia da companhia no setor de infraestrutura digital. O projeto, ainda em fase de documentação junto ao Ministério de Minas e Energia (MME), representa um passo estratégico da estatal em direção ao mercado de tecnologia e dados, um dos segmentos que mais cresce no país.

Com o investimento, a Eletrobras — responsável por 21% da geração elétrica nacional e operadora de 82 usinas com capacidade instalada de 44,4 GW — pretende diversificar suas atividades e atender à demanda crescente por energia estável e sustentável no setor de data centers.

Leia também: Limeira concede desconto de até 20% no IPTU para imóveis com câmeras integradas ao sistema da GCM

Campinas vem se consolidando como um importante polo de inovação e tecnologia no Brasil, atraindo grandes empresas do segmento. Além da Eletrobras, companhias como Ascenty, Microsoft e Odata também apostam na região para expansão de suas operações.

A Ascenty, pioneira no setor, inaugurou seu primeiro data center em Campinas em 2012 e planeja novas unidades. Já a Aurea Finvest negocia a compra de áreas para projetos com capacidade superior a 350 MW, enquanto a Chateau Chambord Empreendimentos desenvolve outro centro de dados no município.

Com esses investimentos, Campinas se consolida como referência em infraestrutura digital e inovação tecnológica, atraindo empresas e fortalecendo sua economia local com geração de empregos e novas oportunidades.