Corte paulista também empossa nova diretoria e Conselheiro
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) definiu sua nova Mesa Diretora para o ano de 2025. Em sessão especial realizada em dezembro de 2024, o Conselheiro Antonio Roque Citadini foi eleito Presidente da Corte pela sexta vez. Já a Conselheira Cristiana de Castro Moraes ocupará a Vice-Presidência e o Conselheiro Dimas Ramalho assumirá a Corregedoria. A posse da nova Mesa Diretora está prevista para fevereiro de 2025.
A eleição ocorreu no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na capital paulista, e contou com a participação de todos os Conselheiros, membros, diretores e servidores da Corte. A votação, unânime, foi presidida pelo Conselheiro Renato Martins Costa.
“A gestão superou tudo, em todos os campos. Essa gestão dos 100 anos foi consagradora. Consagradora a sua gestão, Conselheiro, consagradora ao Tribunal de Contas, para todos nós. Foram realizações que aproximaram mais o Tribunal da sociedade paulista. Essa é uma coisa difícil de fazer. Foi um desempenho que vai ficar na história”, declarou Antonio Roque Citadini, elogiando a gestão do Conselheiro Renato Martins Costa.
Citadini também ressaltou a importância do TCESP na modernização da gestão pública: “Nós temos que ser um fator de modernização da administração pública. Tem que melhorar a administração pública. Nós temos condições de fazê-la melhorar. As prefeituras têm que cumprir com as questões trazidas pelo Tribunal de Contas”.
Já o Conselheiro Dimas Ramalho declarou que vão trabalhar para continuar fazendo o Tribunal cada vez maior, melhor, moderno e próximo da população. “Que nós possamos fazer jus à confiança de todos que esperam, com um corpo de funcionários excelente que nós temos, e a sociedade precisa da atuação cada vez maior do Tribunal de Contas”, afirmou.
Antonio Roque Citadini, Decano dos Conselheiros, assume a Presidência do TCESP pela sexta vez, tendo ocupado o cargo anteriormente nos anos de 1991, 1998, 2007, 2013 e 2019. Citadini possui uma extensa trajetória no Tribunal, tendo participado da administração da Casa como Vice-Presidente e Corregedor, além de ter sido um dos defensores da descentralização do TCESP por meio da criação das Unidades Regionais.
Formado em Direito pela USP, ele possui vasta experiência no setor público, tendo atuado como consultor jurídico, advogado, assessor jurídico e diretor em diversas instituições, como a Câmara Municipal de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Santo André, a Comgas e a CESP.
Novo Conselheiro
Também em dezembro de 2024, Maxwell Borges de Moura Vieira tomou posse administrativa como Conselheiro do TCESP. Vieira assume a vaga deixada pelo Conselheiro Robson Marinho, que se aposentou.
A nomeação foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) por 88 votos a favor, após sabatina realizada no plenário da Casa. “É uma honra fazer parte do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo ao lado de pessoas tão competentes. Quero agradecer a recepção de todos os Conselheiros, de todos os Procuradores e da equipe técnica que esteve presente. Eu sei da responsabilidade e atuarei com muita seriedade, com transparência e imparcialidade para sempre honrar o nome e o tamanho do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, disse o novo Conselheiro.
“Recebemos o nosso integrante, o Conselheiro Maxwell Vieira, que com o seu conhecimento, o seu preparo, assume a condição de Conselheiro desta Corte e de quem muito esperamos na continuidade, na construção de uma jurisprudência sólida, de uma ação junto aos jurisdicionados de maneira positiva e propositiva e, as características de Sua Excelência são a segurança de que isso vai acontecer”, comentou o Conselheiro-Presidente Renato Martins Costa.
Maxwell Borges de Moura Vieira é advogado e mestre em Gestão em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Com mais de 15 anos de atuação na Administração Pública, Vieira ocupou cargos de destaque em órgãos estaduais e federais. Foi Presidente do DETRAN-SP, Diretor de Mobilidade do Ministério de Desenvolvimento Regional e Diretor Administrativo-Financeiro da Telebras.