Parques aquáticos movimentam turismo nos municípios paulistas

Crédito Divulgação/ Thermas dos Laranjais

Os municípios paulistas, liderados por Olímpia e em breve por São Roque, estão se consolidando como centros de turismo aquático e de lazer. Isso, além de impulsionar a economia local, vem oferecendo uma variedade de atividades para todos os gostos que fomenta a atividade turística no estado. 

O investimento contínuo e a inovação são chaves para o desenvolvimento sustentável do turismo na região, beneficiando tanto os residentes locais quanto os visitantes. Além disso, o crescimento do setor em São Paulo, especialmente no que diz respeito aos parques aquáticos e temáticos, não só estimula a economia local através do aumento da movimentação financeira, mas também gera novos empregos e promove uma maior visibilidade para as regiões envolvidas.

Com os parques aquáticos se posicionando como grandes atrativos, estes locais têm se tornado destinos de escolha para uma diversidade de públicos, desde famílias em busca de diversão e lazer, até viajantes interessados em descobrir novas culturas e experiências.

Olímpia: destino em ascensão

A Estância Turística de Olímpia destacou-se mais uma vez entre os principais destinos turísticos nacionais, figurando no TOP 8 dos destinos mais procurados para 2024 segundo pesquisa da Booking. 

Este reconhecimento é atribuído à sua estrutura turística bem-desenvolvida e às diversas opções de lazer, especialmente os parques aquáticos com águas termais. Que correspondem às preferências de 41% dos brasileiros que desejam destinos próximos à água. A popularidade do município como destino turístico cresce consistentemente, impulsionada pelos renomados parques aquáticos Thermas dos Laranjais e Hot Beach. Assim como por suas “atrações secas”, como o Vale dos Dinossauros. 

Com isso, a cidade se beneficia de uma ampla infraestrutura hoteleira e de fácil acesso, tornando-se um atrativo para famílias em busca de lazer e descanso. A parceria entre iniciativa privada e poder público tem sido um pilar para o desenvolvimento turístico, refletido no aumento significativo de visitação, superando 35% em comparação ao ano anterior.

Impacto econômico e futuros investimentos

O setor de parques e atrações turísticas no Brasil deve projetar investimentos superiores a R$ 13 bilhões nos próximos anos. Esse otimismo é refletido no aumento previsto de visitantes e na expansão das ofertas de entretenimento. Em Olímpia, o compromisso com a renovação e a inovação é evidente, com novos empreendimentos planejados e a constante melhoria da infraestrutura existente. O turismo em São Paulo, impulsionado por destinos como Olímpia, registrou uma movimentação financeira recorde, demonstrando a importância crescente do setor para a economia estadual. O desenvolvimento de infraestrutura, novos atrativos e a valorização da gastronomia regional contribuem para este crescimento sustentável.

Novos horizontes: São Roque

Expandindo o mapa turístico, São Roque, conhecida pelo Roteiro do Vinho, está prestes a se transformar em um novo polo de atração com a construção do maior parque aquático da América Latina. Além de contribuir para o turismo local com suas tradicionais vinícolas e gastronomia, a cidade se prepara para receber um fluxo ainda maior de visitantes com essa nova adição. O parque, planejado pela Grand Turysmo Park, promete ser uma revolução no entretenimento aquático, incluindo uma vasta praia artificial e diversas outras atrações.

Ou seja, os parques aquáticos e temáticos continuam a ser motores significativos do setor turístico nos municípios paulistas, gerando não apenas movimentação econômica, mas também promovendo a cultura e o lazer regional. À medida que o setor se expande, a atenção à sustentabilidade, inovação e inclusão comunitária será essencial para seu sucesso a longo prazo.





Comments are closed.