Plenário da Câmara Municipal Bauru sedia reunião do Parlamento Regional

O presidente da Câmara Municipal de Bauru, vereador Markinho Souza (PSDB), foi o anfitrião na noite da última quarta-feira (2/2), da reunião de constituição do Parlamento Regional de Bauru, composta por oito vereadores de 8 cidades da Região Administrativa do município, que abrange um total de 19 cidades. O evento aconteceu no Plenário “Benedito Moreira Pinto”.

As cidades que compõem o Parlamento Regional de Bauru são Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bauru, Borebi, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Reginópolis e Ubirajara.

A iniciativa da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) tem como objetivo promover a integração das cidades, visando o desenvolvimento da região, e tratar as questões comuns no conjunto respeitando as peculiaridades de cada município.

A diplomação do Presidente do Parlamento, Brunão (PDT), de Iacanga, foi realizada no dia 7 de dezembro de 2021, pelo Governador do Estado de SP, João Doria, juntamente com o vice-governador, Rodrigo Garcia. O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, por meio do secretário Marcos Vinholi e da Uvesp.

A Mesa Diretora do Parlamento da Unidade Regional de Bauru eleita tomou posse imediatamente e é composta pelo presidente Bruno Borba Ciriaco, Brunão (PDT), de Iacanga; 1º vice-presidente Roger Martins (MDB), de Borebi; 2º vice-presidente, Marcos Antônio de Souza, Markinho Souza (PSDB), de Bauru; 3º vice-presidente, Luiz Henrique Pedro (Patriota), de Duartina; 4º vice-presidente, Jucimário Cerqueira dos Santos, Bibaia (Podemos), de Lençóis Paulista; Secretária Geral, Claudinéia de Moraes Marques (PSDB), de Paulistânia; 1º secretário, Hugo Carlos Dantas (PTB), de Balbinos, e o 2º secretário, Carlos Alberto Anselmo de Souza Barroso (PSDB), de Reginópolis.

A sede do Parlamento será em Iacanga. O próximo passo será a composição das comissões.

O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, deixou uma mensagem por vídeo cumprimentando a Mesa Diretora e desejando sorte na execução do trabalho no colegiado. “Solicitar as coisas de uma forma regional e defendendo os interesses da população local é um papel que o vereador precisa cumprir, ele é o principal representante da sociedade democrática de direito”, destacou o presidente.

Misiara pontuou ainda a proximidade e a união do vereador com os munícipes que ele representa, e salientou a importância da organização dos parlamentares do Estado na busca por um desenvolvimento regional.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, reiterou a relevância da formação e da consolidação dos parlamentos regionais, da descentralização das ações e do fortalecimento do interior do Estado. “Esse é um programa fundamental que vai estabelecer um modelo de governança regional”, declarou Vinholi.

Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sérgio Ciqueira Rossi, também parabenizou a iniciativa, destacando a importância das Câmaras Municipais na fiscalização do Executivo. “A reunião em um parlamento regional só tem ganhos com o passar do tempo”, pontuou Rossi.

O presidente do Parlamento da Região de Bauru, Bruno Ciriaco, saudou os presentes na solenidade, salientando os desafios impostos pela Presidência do Parlamento. “Nosso objetivo é unir forças, principalmente nas cidades pequenas, representando o Centro-Oeste Paulista e tendo voz nas discussões estaduais. Nós precisamos aproveitar e aprender tudo o que tem de bom em Bauru e podemos e devemos compartilhar com Bauru aquilo que temos de melhor em nossas cidades. Esse é o nosso compromisso”, disse Ciriaco.

O anfitrião e presidente da Câmara de Bauru, Markinho Souza, demonstrou a sua satisfação com a reunião no plenário da Casa de Leis, pontuando a abertura do espaço para todos os parlamentares do colegiado. “Ficamos felizes em ter um governo estadual que enxergou a importância do vereador. Quantas vezes nós tivemos que provar para o Executivo da nossa cidade a nossa importância, sendo que estamos mais próximos da população, ouvindo os munícipes. Fico feliz em saber que vamos ter voz e poderemos levar as principais demandas da região para o Estado”, salientou Markinho, lembrando a recente inauguração do programa SP+Perto, que oferecerá atendimento direto das secretarias Governo de São Paulo às Prefeituras de 39 municípios da região, em sede localizada em Bauru.

SOBRE A UVESP – A União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) incentiva a criação dos Parlamentos Regionais em 30 regiões do Estado, que têm na sua composição vereadores representantes dos municípios que os compõem. Os membros se reúnem mensalmente para debater suas regiões, levantando demandas e buscando soluções nas diversas áreas dos setores da administração pública.

Fonte: https://impactomais.com.br/brasil/plenario-da-camara-municipal-bauru-sedia-reuniao-do-parlamento-regional/

Comments are closed.