ARTIGO: GOVERNAR É ENXERGAR QUEM SOFRE

Por Sebastião Misiara

Geraldo Alckmin, um dos mais íntegros homens públicos que passaram pela politica brasileira, nesse século, de certa feita no Palácio dos Bandeirantes, quando governador do estado, deu seu recado. “Governar é Enxergar quem Sofre”. Dom Luciano Mendes, com quem tive a honra de conviver, e que no dia 27 de agosto completou 14 anos de sua morte, foi um dos que comemoraram a fala do governador Alckmin, a quem ele, embora vivendo em Minas, acompanhava seu mandato e era seu profundo admirador.

Mais que nunca “Enxergar quem Sofre” será a palavra final na pós-pandemia e quando a triste realidade brasileira mostra 14 milhões  desempregados , esperando uma luz no final do túnel. Dom Luciano respondeu um dia a uma pergunta que lhe fiz, na sala de espera para iniciar a reunião do Conselho do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã. “Qual a sociedade que desejamos construir?”

 “Uma  sociedade que não exclui ninguém, solidária, sem discriminações e sem dominações, uma sociedade que assuma  a recuperação do marginalizado, das minorias desprezadas, que promova a mulher, a criança, o doente, o deficiente, na consciência de que somos todos irmãos. A sociedade justa que coloca no centro de toda as  suas promoções a dignidade da pessoa humana , a afirmação dos seus direitos, a condição do exercício dos seus deveres, que provoca as oportunidades  da vida.

A sociedade na qual a terra é igualmente distribuída e o solo urbano é assegurado ao morador da cidade, uma sociedade que ofereça   os serviços básicos à vida digna. Uma sociedade que respeita a hierarquia dos valores, que confere o primado do trabalho sobre o capital, salvaguardando a prioridade dos valores sociais, finalmente, umas sociedade que procura enxergar o que acontece ao seu redor”

 “Olhar ao nosso redor” significa ouvir os que gritam a todo instante que “não são coisas, são pessoas”, que querem líderes que cultivem a ideia do respeito à dignidade dos seres humanos. São lideres que viverão como promotores do espirito que se encerra nos direitos humanos e no crescimento moral dos iguais.

Os que praticam o contrário, que se deixam arrastar pela paixão e pelo egoísmo crescerão como tiriricas,  banhadas  pela chuva de sofrimentos”. Dom Luciano se foi há 14 anos e foi com a própria morte que imortalizou sua grandeza, hoje analisada pelo Vaticano.

Geraldo Alckmin continua trilhando a vida que seu pai viveu e lhe passou, sem a ostentação de um ex-governador, avaliado pelo seu comportamento e pela limpidez de caráter, trabalhando para viver, estudando para crescer ainda mais!

Sebastião Misiara – É Presidente da UVESP (União dos Vereadores de São Paulo).

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *