Artigo: Check-Up Geral nas mulheres, para alerta e prevenção contra todas as doenças

VEREADORA SANDRA TADEU (DEM)

O meu trabalho como vereadora tem como prioridade melhorar o atendimento da saúde básica oferecido para toda a população paulistana. Na condição de médica pediatra e sanitarista, também me dedico em disponibilizar ações para o diagnóstico precoce e para a prevenção de todas as doenças que atingem principalmente as mulheres.

Sou autora do Projeto de Lei (PL) 546/2020, que institui a campanha Check-Up Geral nas Mulheres, por meio do qual defendo que em consultas anuais, realizadas em postos de saúde, unidades básicas, hospitais públicos ou privados, sejam solicitados, obrigatoriamente, exames de análises clínicas e de imagem, tais como mamografia, ultrassonografia e raio X, entre outros. O objetivo é diagnosticar e prevenir doenças, tais como o câncer de mama, que só no ano de 2020, em todo o Brasil, vitimou 66.280 mulheres.

Na falta desses exames na rede pública, deverão ser celebrados convênios entre o poder público e a iniciativa privada para a realização dos exames necessários. O PL prevê ainda, que o poder público promova palestras sobre atividades físicas, medição da pressão arterial, orientação nutricional, e a indicação de exames preventivos.

Se os usuários de planos de saúde e de hospitais particulares contam com atendimento médico minucioso, os usuários do SUS merecem o mesmo tipo de atendimento.

Vereadora Dra. Sandra Tadeu (DEM)

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *