Vice-governador e municípios recebem prêmios da UVESP

Trajetória de Felício Ramuth como prefeito de São José dos Campos o rendeu o troféu de Competência Pública; gestores municipais

O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, recebeu da União dos Vereadores de São Paulo (UVESP), o prêmio Competência Pública. A entrega da premiação aconteceu nessa quinta-feira (23), às 9 horas, durante a cerimônia de entrega dos prêmios de Integridade e Governança Pública da instituição, na sede do Tribunal de Contas do Estado em Araraquara.

O presidente da UVESP, Sebastião Misiara, explicou que a premiação de Ramuth se deu por conta da trajetória dele. “O vice-governador recebeu o prêmio como prefeito de São José dos Campos, de 2017 até 2022, quando ele se afastou para fazer parte da chapa vencedora ao Governo do Estado. É uma homenagem que consideramos justa, pelo trabalho de sustentabilidade que ele desenvolveu em São José dos Campos, tendo isso como alvo principal dos seus dois mandatos”, argumenta.

Ramuth começou na vida pública como presidente da Urbanizadora Municipal de São José dos Campos (Urbam). Depois foi secretário municipal de Transportes e secretário de projetos especiais de Comunicação ainda na prefeitura de São José dos Campos. Em 2016, disputou pela primeira vez um cargo eletivo, quando foi eleito prefeito de São José dos Campos, a maior cidade do Vale do Paraíba, sendo o mais votado na história do município (219.511 mil votos), e foi reeleito no primeiro turno. Em abril de 2022, saiu da prefeitura com 82% de aprovação, entre bom, ótimo e regular, para se tornar vice-governador do Estado.

Segundo Ramuth, todos os gestores que foram reconhecidos nessa quinta-feira têm uma história de vida pública e empenho. “Este é um reconhecimento necessário pela dedicação de todos.Tenho muita honra de participar de uma mesa onde existe paixão e credibilidade aliadas ao profissionalismo. Aqui podemos encontrar profissionais com paixão para transformar o nosso país. Parabéns à UVESP por reunir tanta gente profissional apaixonada”, afirma.

Gestão eficiente e sustentável

Entre os premiados foram contemplados: as Câmaras Municipais de Anhembi, de Hortolândia, de Iacanga, de Igarapava, de Itápolis, de Tupã, além das prefeituras de Águas de São Pedro, Araçatuba, Bastos, Campo Limpo Paulista, Echaporã, Garça, Itápolis, Jacupiranga, Magda, Orindiúva, Ouro Verde, Riversul e São Manuel.

 A presidente-executiva da UVESP e coordenadora-geral do Conexidades, Silvia Melo, expressou a honra de receber os vencedores no Tribunal de Contas do Estado em Araraquara, nessa quinta-feira. “Ainda temos um grupo muito pequeno, mas este é um início. Todos estão de parabéns por estar aqui. Nesses 47 anos de história da UVESP, sempre fomos pautados pela ética. A UVESP tenta levar um apoio fundamental aos municípios, especialmente nas dificuldades que se apresentam na hora das prestações de contas. Temos muito orgulho de estar ao lado de vocês e fazer esse diálogo importante com o TCE”, acrescenta.

Como muitas das iniciativas encabeçadas pela UVESP, as premiações de Integridade e Governança Pública têm o objetivo de fortalecer a busca por uma gestão de qualidade, com uma administração sadia. Elas fazem parte do Programa de Integridade, que busca criar uma cultura de ética, prevenção à corrupção e dar total transparência aos atos públicos nos municípios paulistas. “Esta é mais uma peça do nosso quebra-cabeça de gestão pública”, argumenta Misiara. 

Ao longo de nove meses, representantes de Prefeituras e de Câmaras de Vereadores seguem uma verdadeira rota de formação, numa programação desenvolvida pela UVESP. Os agentes públicos devem seguir quatro módulos. Em cada um deles passam por pontos importantes da administração pública, como a implementação da Lei de Acesso à Informação, implementação e divulgação de relatórios de transparência, como contratos, licitações, editais e resultados.

Silvia Melo argumenta que cada um desses módulos traz mais informação para o Serviço Público, criando uma cultura que é capaz de promover uma transformação organizacional nas administrações. “Durante a formação, esses gestores entram em contato com essa filosofia da UVESP que tem como objetivo engajar mais pessoas na busca pela melhor qualidade de vida para todos, com políticas públicas mais eficazes e eficientes”, acrescenta.

Homenagens com gostinho de despedida

Por conta de determinação constitucional, o secretário-diretor geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Sérgio Ciquera Rossi deve se aposentar ao completar 75 anos, em fevereiro de 2024. Por conta deste cenário ele recebeu justas homenagens da UVESP. “Eu sou uma das pessoas que mais telefona ao doutor Sérgio, sempre pedindo auxílio e orientação no sentido de garantir orientação para gestores públicos que nos acionam. Ele sempre foi extremamente solícito. Sempre atendeu com muito carinho e profissionalismo”, reverenciou Silvia Melo.

Ao falar na cerimônia dessa quinta-feira, Rossi chamou a atenção para a importante bandeira da governança na administração pública municipal. “Governança é o que falta ao país, falando de cima para baixo. Como dizia sabiamente o governador Franco Montoro, a gente nasce nos municípios, é onde as pessoas estão mais presentes. A governança é sinônimo de planejamento. Não há a menor condição de se ter sucesso sem planejamento”.

IPUBLICA – Assessoria de imprensa
Gustavo T. de Miranda 13-97407-2070

Comments are closed.