Números de vítimas do coronavírus no país, lançamento do satélite brasileiro Amazônia 1 e vacinação de profissionais da educação foram alguns dos destaques na tribuna da Alesp na tarde desta quinta-feira (4/3).
O deputado Carlos Giannazi (PSOL) se manifestou a respeito dos números de pessoas mortas no Brasil devido ao coronavírus. “Ontem tivemos 1.910 pessoas mortas pela Covid-19. Estamos vivendo uma calamidade pública, o Brasil já é uma preocupação mundial, vários jornais internacionais estão dizendo isso. O Brasil é uma ameaça global por conta das cepas que estão se desenvolvendo aqui”, observou. O parlamentar é contrário à manutenção das aulas presenciais. “Estamos recebendo dezenas de denúncias das redes de ensino com contaminação generalizada em várias escolas públicas e privadas”.
Ainda sobre a pandemia, a deputada Monica da Mandata Ativista (PSOL) lembrou que “os infectologistas recomendam distanciamento social rigoroso de ao menos 21 dias para recuperar a capacidade hospitalar e salvar vidas”. A deputada considera ser necessário aprovar auxílio emergencial e linhas de créditos para os comerciantes do Estado de São Paulo. “Acreditamos que todas as pessoas deveriam ter direito de ficar em casa. Mas não dá para ficar em casa se autônomos não terão dinheiro para comer, se os mais vulneráveis ficarão mais vulneráveis”, afirmou.
Em seguida, a deputada Leticia Aguiar (PSL) informou que a unidade do Ambulatório Médico Especializado (AME) de São José dos Campos está sem mamógrafo. “É o equipamento que examina as mulheres para identificar precocemente o câncer de mama, o câncer que mais mata mulheres em todo o Brasil. O diagnóstico precoce salva vidas de mulheres, o tratamento precoce salva vidas”, disse. Segundo a parlamentar, o mamógrafo da unidade parou de funcionar desde abril do ano passado e atendia, em média, 400 mulheres por mês.
Amazônia 1
A deputada Leticia Aguiar parabenizou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de São José dos Campos pelo lançamento do satélite Amazônia 1. “Foi produzido pelo Inpe e é 100% brasileiro”. A deputada apresentou o Projeto de Lei 495/2019, que declara o município de São José dos Campos “capital estadual da indústria aeroespacial”. Na opinião da parlamentar, o projeto poderia “atrair investimento, atrair empresas do setor para a cidade, atrair eventos, tudo isso é desenvolvimento econômico”.
O deputado Tenente Nascimento (PSL) comentou a Indicação 1/21, de sua autoria, que pede que profissionais da educação e da segurança pública sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação contra o coronavírus. O parlamentar comemorou decisão do Ministério da Saúde nesse sentido. “O governo federal incluiu todos os trabalhadores da educação no grupo prioritário da vacinação”.
Add a Comment