Uvesp valoriza gestão de excelência em premiação

Ação faz parte do calendário de iniciativas para a formação de gestores públicos municipais do Estado de São Paulo

A União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), mais uma vez, está à frente de iniciativas que visam a valorizar ações de combate à corrupção e de capacitação para uma gestão pública eficiente. Tratam-se dos prêmios Integridade Pública e Governança Pública, que já têm data para serem concedidos a gestores municipais – membros do Executivo e Legislativos de municípios paulistas – será concedida em 23 de novembro, na sede do Tribunal de Contas do Estado em Araraquara.

Entre os premiados estão a Câmara Municipal de Anhembi, a Câmara Municipal de Hortolândia, a Câmara Municipal de Iacanga, a Câmara Municipal de Igarapava, a Câmara Municipal de Itápolis, a Câmara Municipal de Tupã, além das prefeituras de Águas de São Pedro, Araçatuba, Bastos, Campos Novos Paulista, Echaporã, Garça, Itápolis, Jacupiranga, Magda, Orindiúva, Ouro Verde, Riversul e São Manuel.

Como muitas das iniciativas encabeçadas pela UVESP, as premiações têm o objetivo de fortalecer a busca por uma governança de qualidade, com uma administração sadia. Elas fazem parte do Programa de Integridade, que busca criar uma cultura de ética, prevenção à corrupção e dar total transparência aos atos públicos nos municípios paulistas. “Esta é mais uma peça do nosso quebra-cabeça de gestão pública”, argumenta o presidente da instituição, Sebastião Misiara.  

Ao longo de nove meses, representantes de Prefeituras e de Câmaras de Vereadores seguem uma verdadeira rota de formação, numa programação desenvolvida pela UVESP. Os agentes públicos devem seguir quatro módulos. Em cada um deles passam por pontos importantes da administração pública, como a implementação da Lei de Acesso à Informação, implementação e divulgação de relatórios de transparência, como contratos, licitações, editais e resultados.

Segundo  a presidente-executiva da UVESP e coordenadora-geral do Conexidades, 

Silvia Melo, cada um desses módulos traz mais informação para o Serviço Público, criando uma cultura que é capaz de promover uma transformação organizacional nas administrações. “Durante a formação, esses gestores entram em contato com essa filosofia da UVESP que tem como objetivo engajar mais pessoas na busca pela melhor qualidade de vida para todos, com políticas públicas mais eficazes e eficientes”, acrescenta.

Misiara chama a atenção para os benefícios do programa para os municípios que fazem parte da formação. “São muitos, vão desde a diminuição de custos, passando pela melhoria no ambiente de trabalho e melhor produtividade. Há um claro fortalecimento da imagem perante à sociedade e às instituições de fiscalização. Além disso, não é exagero afirmar que esse ambiente provoca a atração de investimentos ao município”, acrescenta o presidente do conselho gestor da UVESP.

Histórico

A UVESP e a Associação Brasileira das Agências de Desenvolvimento (Abades) lançaram a iniciativa em 2022, com o objetivo de fomentar uma cultura de integridade, prevenir a corrupção e promover a ética nas administrações públicas, reconhecendo o esforço das Prefeituras e Câmaras Municipais do Estado de São Paulo. “Desde então, a ação tem sido uma oportunidade de conseguir aprimoramento da gestão, ampliação da rede de relacionamentos, visibilidade para as Prefeituras e Câmaras Municipais do Estado de São Paulo e uma maior transparência e controle dos recursos públicos”, argumenta Misiara.

Para fazer parte da iniciativa é preciso demonstrar o interesse de participação na capacitação e nos treinamentos da implementação do programa, preenchendo um formulário de cadastro, encaminhado por e-mail. Após o recebimento deste formulário, a equipe de organização do Programa, encaminha o Regulamento do Prêmio, a Ficha de Adesão e o Questionário de Avaliação. É por meio das informações prestadas neste documento que é possível avaliar o grau de comprometimento da instituição.

Serviço 

Sede do TCE em Araraquara

R. Doctor Euclides da Cunha Viana, 551 – Jd Santa Mônica, Araraquara – SP, 14801-096

Comments are closed.