Sustentabilidade e Meio Ambiente

CAMPINAS
Aferição sonora na cidade
Otto Alejandro pede monitoramento

O vereador Otto Alejandro encaminhou, por meio de uma Indicação protocolada na Câmara, uma demanda à Prefeitura de Campinas fazer estudos para a criação de um departamento exclusivamente para a aferição sonora. O departamento deve estar ligado à Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), tendo como objetivo, monitorar a emissão de ruídos nos estabelecimentos da cidade, em especial aqueles que funcionam no período noturno.

ITIRAPINA
Lago de Ubá
Limpeza e Revitalização

O vereador Marcelo Rizzo (Pezão), apresentou Indicação que visa transformar o cenário do Lago de Ubá, um dos cartões postais do município. A proposta sugere a realização de limpeza no lago, reforma da comporta e a restauração do deck em forma de estaleiro. A proposição sugere também, a implantação de um parque infantil e academia ao ar livre, áreas de recreação que tornarão o local mais atraente para famílias e jovens, promovendo um ambiente mais saudável e atrativo sugeridas. A expectativa é de que, com o apoio da comunidade e das autoridades locais, o Lago de Ubá possa recuperar seu esplendor e continuar a ser um local de encontro e diversão para todos.

MONTE MOR
Proteção animal no município
Plenário aprova Projeto de Lei

Conforme o texto, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura terá a competência para desenvolver essas políticas públicas de proteção animal, além de realizar a devida fiscalização. Os infratores estarão sujeitos à aplicação de multas, que variam de 20 UFESPs (que totalizam R$ 685,20, em valores atualizados em 2023) a 200 Ufesps (R$ 6.852,00). O PL, que segue agora para sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB), ainda prevê a apreensão dos animais que estejam sendo alvo de maus-tratos, e a cassação de alvarás, licenças e autorizações de funcionamento de estabelecimentos comerciais que infrinjam as normas, dentre outras medidas.

BRASIL
Guardiões do Planeta, em Nova York
Brasileira ganha Prêmio Ozônio

Foi lançado os “Guardiões do Planeta”, um novo coletivo de líderes mundiais, ativistas do clima, executivos de empresas e celebridades em favor do clima. Na ocasião, foram anunciados os primeiros sete vencedores do Prêmio Ozônio, e há uma brasileira entre os vencedores: a pesquisadora Suely Machado Carvalho, premiada como uma referência da ONU sobre clima, fundamental para demonstrar a viabilidade técnica e econômica de soluções seguras e de baixo carbono para o ozônio e pelo seu sucesso no alinhamento da política governamental para a transformação desse mercado.

SÃO CAETANO DO SUL
EcoTroca, Recicláveis por alimentos

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, lançou o EcoTroca, programa de arrecadação de recicláveis e óleo de cozinha (usado), que são trocados por alimentos e produtos de limpeza. A iniciativa é uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). A cada 1kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador receberá 1kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega). Dessa forma, o EcoTroca atua tanto no combate à insegurança nutricional quanto no estímulo à reciclagem.

Comments are closed.