Ribeirão Preto reforça presença global e se destaca como uma das mais importantes cidades do estado

Prefeito Duarte Nogueira, junto da Frente Nacional de Prefeitos, segue em busca de inovações

Visando ampliar conhecimentos para investir em novos projetos para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por meio do recurso financeiro de quase 480 milhões de reais, provenientes da Corporação Andina de Fomento, o CAF, o prefeito Duarte Nogueira participou, nos últimos três meses, de importantes missões internacionais. À frente da prefeitura em seu segundo mandato, ele esteve em três países, representando os gestores municipais das maiores capitais brasileiras, pela Frente Nacional de Prefeitos, com o objetivo de seguir construindo uma cidade que se consolida, a cada dia, como referência para todo o país.

Em sua gestão, destacam-se feitos como: a viabilização de 56 quilômetros de corredores de ônibus, a construção de hospitais, ecopontos e 14 novas escolas, a equipagem da guarda metropolitana, a garantia de 100% de abastecimento e tratamento de água e esgoto, a implantação de pontes, viadutos e quase 700 quilômetros de asfalto novo nas vias de Ribeirão Preto. E, agora, nesta nova etapa, o foco principal é na implantação do programa “Ribeirão Ágil”.

“Estes valores do CAF irão proporcionar um conjunto de intervenções que trarão mais serviços à população e com maior eficiência. Investimentos em saneamento urbano, gestão ambiental, mobilidade urbana, fortalecimento social, gestão de resíduos e implantação de sistemas inovadores para a modernização da máquina pública”, explica o prefeito.

Os destinos Colômbia, Taiwan e Portugal, onde aconteceram as agendas globais, acrescentaram ao chefe do Executivo, que também atua como vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional (FNP), uma bagagem que incorpora no dia a dia de sua administração.

“Foi uma excelente oportunidade para estabelecermos novas relações e mostrarmos as potencialidades de Ribeirão Preto, como economia e infraestrutura, além de identificar inovações tecnológicas sustentáveis para o desenvolvimento municipal”, destaca.

Além disso, a participação em eventos como estes permite levar para Ribeirão Preto o que há de mais novo em soluções para cidades inteligentes. “Assim que tornamos nossa cidade mais global, ela passa a ser mais competitiva e com oportunidades ampliadas no mundo corporativo. Um bom exemplo de crescimento corporativo foi a criação de empresas em fevereiro. De acordo com o Mapa de Empresas do Ministério da Fazenda, Ribeirão foi a cidade de médio porte que mais abriu empresas no Brasil, com saldo de 252 novos estabelecimentos. Isso representa mais empregos e economia girando dentro de um ciclo virtuoso e sustentável”, explica Nogueira.

Em sua mais recente missão internacional, em Portugal, experiências focadas em inovação, tecnologia e resíduos sólidos revelam que Ribeirão Preto está no caminho certo.

O Programa Ribeirão ÁGIL – Cidade Acolhedora, Global e Inteligente propõe entregar à população uma cidade mais humana e democrática. “Focada no desenvolvimento de oportunidades, no empreendedorismo, para acompanhar o crescimento populacional com qualidade de vida e oferta de empregos. Com o valor dos investimentos será possível ampliar as condições gerais de transporte, com a implantação de dois novos eixos viários, ciclovias, um terminal urbano central e o Plano de Qualificação de Calçadas, fortalecendo a área social, sustentabilidade, tecnologia e segurança pública”, ressalta o prefeito de Ribeirão Preto.

Leia a matéria completa na edição 193 do Jornal do Interior de Abril, clique aqui.

Comments are closed.