A cada eleição, muitas novidades surgem no campo político e se atualizar quanto às estratégias, leis e tecnologias é sempre necessário. Possíveis candidatos a vereador para as eleições municipais já estão se preparando e quem deixar para a última hora poderá ficar de fora da disputa eleitoral. Hoje abordaremos os requisitos legais, novas possibilidades e perspectivas para se ter sucesso na sua campanha eleitoral e ganhar a eleição para vereador.
Quais as funções de um vereador?
Antes de qualquer passo, é importante entender quais as funções desempenhadas por um vereador. Estes parlamentares representam o legislativo de um município, e têm como principais atribuições:
Fiscalizar as ações do executivo no âmbito municipal, sobretudo as contas públicas;
Cobrar e propor ações do governo municipal;
Fiscalizar como os recursos públicos estão sendo empregados e se esses são para impacto positivo para população;
Criar projetos de leis orgânicas que serão votados na câmara municipal;
Solicitar informações e documentos da prefeitura e órgãos ligados a ela sempre que julgar necessário;
Estar sempre aberto ao contato com a população, representando os anseios da comunidade.
Como se candidatar a vereador
Condições
O primeiro passo é cumprir todos os requisitos legais para para ingressar de fato na vida política. Todo cidadão brasileiro tem direito a se candidatar desde que cumpra as exigências:
Nacionalidade brasileira;
Maior de 18 anos (até a data limite para o registro de candidatura – 31/08);
Ser alfabetizado (não se exige grau de escolaridade);
Ter domicílio eleitoral na cidade onde pretende concorrer ao cargo (limite de transferência é de 6 meses antes da eleição);
Estar em dia com a Justiça Eleitoral;
Certificado de reservista (apenas para homens);
Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
Estar filiado a um partido.
Se filiando a um partido político
Para se candidatar a vereador, como qualquer outro cargo eletivo, é necessário estar filiado a um partido. Esse é um passo importante no momento de começar uma carreira política, afinal, um partido não é apenas uma sigla e um número. A legenda carrega ideais, figuras públicas, uma imagem e uma história consigo. Busque um partido que se identifique com sua postura e propósitos. Antes de decidir qual partido você irá representar, pesquise, converse com outros afiliados, conheça o estatuto do partido, conheça as lideranças.
Outro ponto importante é o voto de legenda e o quociente eleitoral, isso explica por que nem sempre quem é o mais votado que ganha o direito ao cargo. Quando um candidato ganha um voto, seu partido também recebe este voto de maneira indireta. Sendo assim, os ganhadores precisam alcançar a soma do voto de legenda + quociente eleitoral.
Add a Comment