Prefeito Inovador: inteligência artificial a favor da Saúde Pública de Sumaré

Sistema Telecardio IA é case de sucesso na cidade da Região Metropolitana de Campinas

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, foi premiado no último mês de maio pelo Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Campinas com o selo de “Prefeito Inovador”, pela implantação do Telecardio IA na rede de saúde. Trata-se de um sistema de inteligência artificial que permite diagnosticar mais rapidamente pacientes cardíacos, garantindo maior segurança no tratamento e salvando vidas.

O Telecardio IA é um sistema de inteligência artificial da farmacêutica Boehringer Ingelheim, com a coparticipação da Neomed. Apenas 28 cidades no Brasil contam com a tecnologia e Sumaré está entre elas. O sistema funciona na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko, desde julho de 2021, e faz a triagem e a elaboração dos laudos de eletrocardiogramas, com resultados em até cinco minutos.

“Essa tecnologia nos possibilita ter um diagnóstico rápido e preciso do paciente que chega na UPA com sintomas cardíacos. A inteligência artificial faz a leitura do eletrocardiograma em segundos e aponta se há alguma anormalidade. Um cardiologista de plantão da Neomed emite o laudo e encaminha imediatamente ao médico da Emergência, para que ele possa tomar a conduta adequada com o paciente. Sabemos que quanto menor o tempo de resposta em caso de um infarto, por exemplo, maiores as chances do paciente sobreviver, e sem sequelas”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Outro benefício importante do Telecardio IA é o armazenamento do histórico de eletrocardiogramas do paciente em arquivo digital, eliminando os exames em papel e proporcionando fácil acesso às informações. Além disso, o custo do sistema para o município também é zero.

“Fico muito feliz em ter sido reconhecido como Prefeito Inovador pela implantação deste sistema, mas mais feliz ainda por poder contribuir para salvar a vida das pessoas. Isso, sem dúvidas, é o mais importante e gratificante. Agradeço toda minha equipe e profissionais envolvidos neste avanço para a Saúde de Sumaré! Estamos trabalhando para expandir o Telecardio IA para mais unidades de saúde e reafirmamos nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico em benefício da população!”, falou o prefeito.

Comments are closed.