Michel Temer é condecorado com Medalha da Inconfidência em Minas Gerais

A homenagem foi prestada ao ex-presidente na cidade histórica de Ouro Preto

O 37º presidente da República Michel Temer recebeu, no último feriado de 21 de abril, o Grande Colar da Medalha da Inconfidência Mineira. O ex-presidente Michel foi o grande homenageado deste ano na honraria mais importante concedida pelo estado de Minas Gerais, que condecora, exclusivamente, chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

A cerimônia foi realizada em Ouro Preto, umas das reconhecidas cidades históricas mineiras, que foi sede da Inconfidência Mineira, no século 18, considerado um dos mais importantes movimentos de Independência no país, que tinha ideais de liberdade e igualdade.

A decisão deste ano de homenagear Michel Temer, segundo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, vem para fazer justiça ao chefe de Estado, que ainda não havia sido agraciado com o Grande Colar, como ocorre tradicionalmente. Temer assumiu a presidência da República em 2016, herdando a missão de retomar a normalidade política e econômica, a partir da adoção de necessárias medidas de austeridade e proteção aos cofres públicos.

“Descrevo esse, entre os títulos que já recebi, como um dos melhores e maiores da nacionalidade brasileira, até porque, ele representa a liberdade no país”, afirma Temer.

Honraria histórica

Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes.

Em 2023, foram homenageadas 170 personalidades que fazem parte da história de valorização de Minas Gerais. Além do Grande Colar, existem outros três graus de honrarias: Grande Medalha, destinada a 40 pessoas; Medalha de Honra, que será entregue para 58 agraciados; e a Medalha da Inconfidência, que será recebida por 72 homenageados.

A solenidade aconteceu em dois momentos distintos em Ouro Preto: a honra militar, com a cerimônia oficial de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira; e o ato da entrega da Medalha da Inconfidência, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com presença de público.

Comments are closed.