Levantamento analisa cenário das Cidades Inteligentes, seus principais desafios e potenciais

O estudo ainda aponta caminhos para tornar os centros urbanos mais modernos e estruturados

Tendo em vista a necessidade de as cidades enfrentarem os desafios de um crescimento populacional e a importância de adotar tecnologias para solucionar problemas nas áreas urbanas, a Deloitte realizou um estudo em parceria com a NEC, intitulado “Insights sobre Cidades Inteligentes no Brasil para formuladores de políticas e gestores públicos | Alavancando tecnologias para o desenvolvimento sustentável”, que analisa o panorama das cidades inteligentes no país.

O levantamento abordou diversos pontos importantes das cidades inteligentes, como mobilidade, energia, saneamento e segurança. Para isso, foram realizadas entrevistas com profissionais da área pública, indústria, academia e pesquisa documental, que trouxeram casos de sucesso de outras cidades ao redor do mundo.

Entre os exemplos positivos, cita-se a cidade de Tigre, na Argentina, que conseguiu reduzir a taxa de roubo de veículos e aumentar o turismo por meio da implantação de um sistema de segurança com câmeras e tecnologias de reconhecimento facial.

O estudo também identificou as principais preocupações das cidades latino-americanas, que são segurança e serviços de saúde. Além disso, foram apresentados seis domínios fundamentais para o desenvolvimento dessas cidades: transporte e mobilidade, indústria e recursos humanos, qualidade de vida, recursos e energia, governança, construção e infraestrutura.

Segundo os dados apresentados, as principais barreiras para a implementação de cidades inteligentes são questões político-administrativas, falta de planejamento de longo prazo e falta de foco.

Em relação às tecnologias facilitadoras foram mencionadas a Internet das Coisas (IoT), Big Data, Analytics, Inteligência Artificial, Identificação Biométrica, Blockchain, conectividade, 5G, Realidade Virtual, Digital Twin e Metaverso.

A NEC é um dos fornecedores mais importantes do país em tecnologias voltadas às redes de comunicação e à segurança pública e cibernética, e encomendou o estudo com o objetivo de destacar as necessidades existentes no Brasil e mostrar como a tecnologia pode melhorar as cidades.

Comments are closed.