Lançado Programa SP Olímpico. Seis modalidades esportivas serão trabalhadas

O programa lançado em 20 de março, tem um investimento do governo do estado de São Paulo de R$ 150 milhões, o mais alto valor para um programa de políticas públicas voltadas ao esporte até hoje.

Com foco na área da educação e na formação de novos atletas, as modalidades esportivas basquete, voleibol, futsal, handebol, judô e atletismo, farão parte do esporte escolar nos 645 municípios do estado, envolvendo 5.055 escolas estaduais e envolvendo diretamente 3.187.395 alunos, incentivando a prática esportiva no maior celeiro de formação de uma sociedade, as escolas.

O projeto Programa SP Olímpico será implantado pelo Instituto Península, em parceria com o SESI, Secretarias de Educação e Esportes do estado.

Nessa primeira etapa, 10 municípios foram escolhidos para o “piloto” do programa, sendo escolhidos três das quatorze regiões administrativas do estado.

Abaixo a lista das cidades contempladas e os números relativos as escolas, incluindo autônomas e vinculadas, que estarão envolvidas e o número de estudantes beneficiados.

Araçatuba: 27 escolas estaduais e 12.720 alunos
Birigui: 14 escolas estaduais e 8.042 alunos
Campinas: 167 escolas estaduais e 103.043 alunos
José Bonifácio: 5 escolas estaduais e 2.694 alunos
Limeira: 34 escolas estaduais e 20.174 alunos
Lins: 19 escolas estaduais e 8.373 alunos
Novo Horizonte: 3 escolas estaduais e 1.136 alunos
Piracicaba: 63 escolas estaduais e 30.692 alunos
Santa Bárbara d’Oeste: 34 escolas estaduais e 13.346 alunos
São José do Rio Preto: 38 escolas estaduais e 24.824 alunos

“Estamos muito felizes por nosso município ter sido incluído nessa primeira etapa do programa. O impacto que terá na nossa cidade é totalmente positivo, já que o esporte é uma ferramenta de inclusão que, aliado à educação, revelará talentos que possam estar escondidos em Novo Horizonte, e o Programa São Paulo Olímpico é fundamental para encontrar e capacitar esses talentos”, diz o prefeito do município de Novo Horizonte, Fabiano de Mello Belentani.

Nessa fase inicial do programa nas escolas, participarão as séries do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, e a partir do sexto ano do ensino fundamental, além da entrega de equipamentos esportivos, implantação de metodologia e profissionais para a aplicação do programa, o governo do estado de São Paulo entregará também todo o material esportivo necessário para todas as modalidades.

Nas próximas etapas do projeto, serão selecionados mais municípios e regiões até que, em curto e médio prazo, todo estado seja contemplado. Até o final do ano de 2023, o Programa SP Olímpico deverá estar implantado em 60 municípios


“O objetivo do SP Olímpico é formar atletas olímpicos e investir no esporte como política pública. Vamos trabalhar a sociedade e seu sentido de cidadania desde os primeiros anos da idade escolar’,.comenta a Coronel Helena Reis, Secretária de Esportes do Estado de São Paulo.

Leia a matéria completa na edição 193 do Jornal do Interior de Abril, clique aqui.

Comments are closed.