Jundiaí é destaque em Prêmio InovaCidade 2023 com projeto “Alertas da Primeira Infância”

A premiação reconhece as boas práticas de tecnologia e inovação de Cidades Inteligentes

Pela quarta vez, Jundiaí recebe o Prêmio Inovacidade, promovido pela Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br). O município, considerado um case de Cidade Inteligente, é reconhecido mais uma vez pela premiação com apresentações de inovações implementadas na gestão.

A cerimônia aconteceu no último dia 23 de maio, no Centro Cultural São Paulo, e contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de gestores da Prefeitura de Jundiaí. Nesta edição, o Prêmio InovaCidade teve 106 inscrições de 68 organizações diferentes. Sendo que, deste montante, 32 projetos em nível nacional foram escolhidos, e Jundiaí está entre eles.

Além de premiado, o município ficou entre os quatro projetos de destaques com a Implantação do Software “Alertas da Primeira Infância”, plataforma que integra os dados de três áreas de governo e aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, apresentando as informações sobre os serviços utilizados e emitindo alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.

Ao todo, são 13 alertas que englobam as áreas de saúde, educação e assistência social, para crianças de zero a nove anos. A iniciativa está inserida no Programa Cidade das Crianças.

Vale lembrar que a inovação está no processo de ação executado, pois a  plataforma transforma a cidade em um grande laboratório de verificação dos impactos positivos das políticas e já mapeia centenas de mazelas que carecem de atenção e proatividade por parte da gestão. Quanto mais rápido o governo se antecipa [no caso da primeira infância que é a prioridade], mais a cidade ganha em qualidade do desenvolvimento das crianças e seus responsáveis.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a conquista de mais um prêmio com reconhecimento nacional relacionado com a inovação e tendo como foco, desta vez, o desenvolvimento da infância, tem peso adicional.

“Jundiaí é a sede brasileira da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e, esse reconhecimento das políticas determinadas realizadas na cidade, mostram que estamos no caminho certo, do uso da tecnologia para a melhoria nos serviços públicos e qualidade de vida das pessoas”, destaca o prefeito.

Já para o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi: “a plataforma transforma o município em um grande laboratório de verificação dos impactos positivos das políticas. Quanto mais a gente se antecipa no caso da primeira infância, mais a gente tem um ganho de qualidade do desenvolvimento destas crianças”.

Parimoschi ainda aproveitou a cerimônia e fez em sua fala um agradecimento especial. “Essa iniciativa de Jundiaí é graças a Fundação Bernard Van Leer, parceiro no desenvolvimento da infância. A fundação trouxe o desenvolvimento desse sistema de alertas para Jundiaí e nós abraçamos como uma causa importante. Estamos tirando esse projeto do papel”.

A participação de Jundiaí Smart City Brazil Business Congress 2023 reforça o protagonismo da cidade no tema, que é uma das principais marcas desta gestão.

No evento, o prefeito Luiz Fernando Machado e os gestores municipais puderam compartilharam as experiências com as principais tecnologias utilizadas na administração pública.

O Instituto Smart City Business America (SCBA) trabalha pelo desenvolvimento das cidades inteligentes no continente latino-americano. Com uma visão essencialmente orientada para negócios, está posicionado como uma plataforma de discussão, informação, relacionamento estratégico e desenvolvimento de modelos e negócios, tudo em prol do fortalecimento do mercado e da criação de um ecossistema robusto de cidades inteligentes.

 

Organizado desde 2013 pela associação, o Prêmio InovaCidade reconhece ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Comments are closed.