Janeiro Branco, uma campanha dedicada a promover os cuidados com a saúde mental

O início do ano é um momento crucial para estabelecer metas e reflexões sobre a vida. Em sintonia com essa proposta, celebra-se o Janeiro Branco, uma campanha com uma década de existência dedicada a promover os cuidados com a saúde mental. A campanha foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014 com o intuito de conscientizar e mobilizar a sociedade em prol da saúde mental. Este ano, o tema é ‘Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?’.

A interconexão entre equilíbrio emocional e saúde física é respaldada pela ciência: negligenciar a saúde mental pode desencadear quadros de estresse, ansiedade e depressão, contribuindo para doenças cardiovasculares, distúrbios do sono e comprometimento do sistema imunológico.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a população brasileira é uma das mais ansiosas e estressadas do planeta. Já a Síndrome do Esgotamento, conhecida também como Burnout, é outro ponto que chama a atenção pelos números elevados: o Brasil é o segundo país com mais diagnósticos.

No final de 2023, o Ministério da Saúde incluiu o Burnout na lista de doenças ocupacionais, algo que já havia sido feito pela OMS, entidade que, por meio do relatório “Depressão e outros transtornos mentais”, aponta que a população do Brasil tem a maior prevalência de depressão na comparação com outros países da América Latina, com mais de 10 milhões de cidadãos impactados.


Comments are closed.