Jaguariúna: exemplo de gestão inteligente focada em práticas inovadoras, educação e saúde

Prefeito comenta as principais ações e desafios visando o desenvolvimento da cidade do RMC

Jaguariúna, município da Região Metropolitana de Campinas, vem sendo reconhecida com frequência com prêmios e certificações. A cidade é uma das economias de destaque do Estado de São Paulo e uma das 100 maiores do Brasil.

É também referência nacional em qualidade de vida, saúde e educação. E abriga um importante polo tecnológico e industrial. Além de turístico, sendo bastante conhecida pelo passeio de Maria Fumaça e pelo rodeio.

Ou seja, é exemplo de gestão que pensa no futuro, no desenvolvimento de uma cidade inteligente, seguindo os pilares de educação e saúde. Para entender os caminhos que levaram o município a esse patamar, o Jornal do Interior conversou com o Prefeito Municipal Gustavo Reis.

O líder do Executivo está em seu terceiro mandato na cidade e, atualmente, também é Presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e Vice-Presidente de Telecomunicações da FNP (Frente Nacional de Prefeitos).

JI – Quais os principais desafios na gestão para o desenvolvimento de uma cidade inteligente?

Acredito que o maior desafio é não se sentir confortável, é buscar sempre uma maneira nova, um jeito diferente de fazer as coisas. Costumo dizer que o serviço público é como um transatlântico, ou seja, os movimentos são, por muitas vezes, lentos e burocráticos. Isso exige do gestor público uma capacidade criativa enorme para lidar com as mais diferentes situações. Uma cidade inteligente é capaz de transformar a vida da sua população em diferentes aspectos.

JI – Quais foram as principais medidas adotadas em sua gestão que contribuíram para colocar Jaguariúna entre os melhores indicadores de educação do país?

Para mim, uma cidade é administrada com base em um tripé formado pelas áreas de educação, saúde e segurança. Se essas áreas vão bem, a administração vai bem.

Jaguariúna foi apontada pelo IDEB como a 4ª melhor educação do Estado de São Paulo e a melhor da Região Metropolitana de Campinas. Isso é fruto de um trabalho feito a longo prazo, que engloba desde o ensino infantil até o ensino superior.

Em 2009, meu primeiro ano como prefeito, criei um programa chamado ProUNI Municipal. Desde então, todos os anos, 500 alunos são beneficiados com bolsas de estudos de até 70% para cursar o ensino superior.

No ensino infantil, onde é formado todo o caráter da criança, muitas famílias de Jaguariúna preferem colocar o filho na escola pública do que na particular, tamanho é a qualidade do serviço que nós oferecemos.

No ensino fundamental, adotamos o sistema de “Escolas Criativas”. Em 2022, fui convidado a ir até o Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das instituições de ensino mais importantes e inovadoras do mundo, e voltei de lá impactado com essa nova forma de ensinar e aprender.

Além disso, a Prefeitura investe permanentemente na capacitação dos profissionais da área, em melhorias na infraestrutura das escolas, também implantamos o sistema apostilado, temos merenda própria de qualidade, entregamos kit de material escolar e kit de uniforme escolar para todos os alunos.

JI – Quais foram as estratégias implementadas para garantir a inclusão digital e o acesso à tecnologia na cidade?

Jaguariúna se destaca pela implementação de projetos e ferramentas que têm como base o uso da tecnologia. Hoje, aqui na cidade, você pode resolver tudo com um clique, na palma da sua mão, com o celular.

Temos o “Consulta na Palma da Mão”, onde o morador consegue marcar as suas consultas através do aplicativo. Temos o “Remédio na Palma da Mão”, onde o morador consegue consultar através do aplicativo se o seu remédio está disponível para ser retirado. Também temos o “Busão na Palma da Mão”, onde o cidadão consegue ver o horário que o seu ônibus vai chegar no ponto, para ele não ficar esperando.

Além disso, implementamos o Cartão Cidadão Conectado, disponibilizamos internet nos espaços públicos, ou seja, buscamos usar a tecnologia para facilitar a vida do cidadão.

Jaguariúna também foi uma das primeiras cidades do Brasil a aprovar a Lei do 5G. Como vice-presidente de Telecomunicações da FNP me aprofundei neste tema. Sem dúvidas, o 5G representa o futuro, um futuro onde Jaguariúna quer estar. Com muito mais velocidade, dinamismo e inteligência.

JI – A que fatores credita o desenvolvimento econômico da cidade nos últimos anos?

Jaguariúna é uma das cidades que mais registrou aumento populacional em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), de acordo com dados oficiais do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Censo de 2010, nós tínhamos 44.311 habitantes, agora a cidade soma um total de 59.347 moradores, ou seja, um aumento de 33,9%, o segundo maior da região. São números expressivos, do tamanho dos desafios que eles representam.

Nos últimos anos, Jaguariúna tem se destacado com altos índices de qualidade de vida e também apresenta excelentes indicadores na saúde, na segurança e na educação.

Nós também conquistamos importantes títulos que avalizam a qualidade de vida oferecida aos moradores, como os selos de Cidade Amiga do Idoso, Cidade Mais Inteligente e Conectada do país, Município VerdeAzul e Cidade Amiga dos Animais.

Além disso, contamos com uma logística estratégica e privilegiada. Estamos próximos do aeroporto de Viracopos, ficamos a cerca de uma hora de São Paulo.

Todos esses fatores servem como atrativos para as grandes empresas se instalarem aqui. Jaguariúna é um excelente polo tecnológico, nós temos a Flex, temos o maior centro de broadcast da Sky na América Latina, entre outros.

O meu objetivo como gestor público é criar condições para que essas empresas cheguem até o município, fiquem aqui, gerem empregos aos nossos moradores e administrar para que os altos índices de qualidade de vida se mantenham em um bom patamar.

JI – Como o desenvolvimento sustentável foi considerado em suas políticas e ações para o crescimento econômico da cidade?

Logo no início do meu segundo mandato, Jaguariúna aderiu ao Programa Cidades Sustentáveis, fomos a pioneira da Região Metropolitana de Campinas neste sentido.

As políticas públicas que adotamos na cidade estão alinhadas à Agenda 2030, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.  Faz parte da nossa filosofia de trabalho contribuir para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de uma cidade mais justa e sustentável.

Acredito que esse seja o caminho ideal aos gestores públicos no planejamento municipal, porque incorpora diversos setores e estimula a participação do cidadão.

 

Comments are closed.