Guaratinguetá, local de fé e natureza

Terra de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro 

A tranquilidade do interior pode ser conhecida em uma visita a Guaratinguetá, ou simplesmente “Guará”, como é chamada por seus habitantes. Localizada no Vale do Paraíba, já recebeu o nome de “Atenas do Vale do Paraíba”, pela sua importância sócio-cultural, o que se reflete ainda nos seus baixos índices de criminalidade, possuindo o melhor índice de distribuição de renda de sua região.

Cercada pela Serra da Mantiqueira Paulista, tem paisagens bucólicas e lugares que atraem amantes de aventura e ecoturismo, como o bairro do Gomeral, com vista panorâmica, guarda trilhas e cachoeiras como a da Onça, autoguiada através de placas indicativas, e com águas que nascem no alto das montanhas.

Quem visita a cidade precisa conhecer a Estação Ferroviária, um dos mais belos exemplares da arquitetura inglesa no Vale do Paraíba, construída em 1914 em substituição da original de 1877.

A cidade tem entre seus filhos ilustres, Frei Galvão, considerado o primeiro santo brasileiro, realizador de diversos milagres, que atrai diversos peregrinos ao seu Santuário, onde são distribuídas micro orações em forma de “pílulas”.

A cidade faz parte do Circuito da Fé Paulista, onde igrejas com tradições seculares fazem parte do circuito, como a Igreja de Santo Antônio, uma das construções mais antigas da cidade, datada de 1651, em estilo barroco com as imagens em madeira de Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Rosário. A casa e o Seminário de Frei Galvão e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um lugar considerado sagrado e a sua água benta é utilizada para realizar milagres tanto espirituais quanto corporais, O lugar é considerado sagrado e a sua água benta é utilizada para realizar milagres tanto espirituais quanto corporais, também fazem parte do roteiro.

Sua localização, vizinha de Aparecida e de Cachoeira Paulista, por onde se estende o Circuito da Fé Paulista por esses municípios de enorme importância espiritual para os devotos.

Outros dois pontos turísticos da cidade que merecem ser visitados é o Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves, com acervo de documentos, fotografias e uma variedade de livros da República Velha e período do Segundo Reinado. O outro local é o Mercado Municipal, inaugurado em 1889 e possui uma variedade de produtos artesanais, como cestas, farinhas, doces e queijos, além de outros.

“Estamos trabalhando forte para o desenvolvimento do turismo de Guaratinguetá, investindo em infraestrutura turística e elaborando projetos que visam preparar cada vez mais nossa cidade para receber os visitantes. Uma das nossas conquistas mais recentes foi o Aeroporto de Guaratinguetá, carinhosamente conhecido como Aeroporto do Vale da Fé, que teve o seu voo inaugural no dia 25 de outubro de 2022 e terá um papel fundamental para alavancar o turismo local e regional”, comenta Marcus Soliva – Prefeito de Guaratinguetá.

Leia a matéria completa na edição 193 do Jornal do Interior de Abril, clique aqui.

Comments are closed.