Green São Paulo-Itu 2023 – Um novo olhar sobre economia

A cidade de Itu recebeu em 12 de maio, o Green São Paulo-Itu 2023. O evento que vai tratar á mesa m novo olhar mais sustentável, tratando de assuntos como Economia Circular e Gestão de Resíduos, Inovação e Bioeconomia e Indústrias como promotores de ESG (Environmental, Social and Governance).

“O Mosaico da Bioeconomia”, foi o tema centralizador do Green São Paulo-Itu, uma realização da Green Rio, que foi reconhecido como side-event da Rio+20, mas que surge em 2012, se firmando como a plataforma de negócios da bioeconomia e produção sustentável.

 

“A bioeconomia é o uso sustentável e inovador de recursos renováveis para fornecer alimentos e produtos industriais a partir de insumos biológicos, promovendo uma transição de uma economia baseada em combustíveis fósseis para uma bioeconomia, diferente da economia verde que promove o consumo consciente, reciclagem, reutilização de bens, uso de energia limpa e valoração da biodiversidade.”, comenta Maria Beatriz Martins Costa, fundadora da Green Rio, em parceria com Rosina Guerra, Álvaro Werneck e Mônica Werneck.

 

A cidade de Itu foi a escolhida para sediar o evento em São Paulo, pelo interesse do prefeito pelo tema Bioeconomia, e buscou uma aproximação com Green Rio, contato que evoluiu e gerou o Green São Paulo-ITU.

 

“O Green São Paulo – Itu foi importante para apresentar para a sociedade e instituições o posicionamento do município em relação à agenda de bioeconomia como também a nova Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e o site Bioeconomia Itu (https://bioeconomiaitu.itu.sp.gov.br/). Iniciativas, ações e programas municipais foram agregados à percepção de responsabilidade ambiental. Essa estratégia foi sistematizada em um documento que formará o Plano Municipal de Bioeconomia. A ideia é construir esse plano de forma coletiva, uma vez que as ações ambientais apresentam uma natureza intersetorial, exigindo o envolvimento de mais de uma secretaria de governo, instituições parceiras e sociedade como um todo.

 

A partir do evento será possível continuar o desenvolvimento de ações e ampliar as participações de atores e agentes da bioeconomia. O Ministério da Ciência e Tecnologia, por exemplo, está desenvolvendo um Plano Nacional de Bioeconomia que agrega esforços de 17 Ministérios. A participação do Ministério no evento realizado em Itu sinaliza o reconhecimento do município como caso de referência para a construção de ações e diretrizes nacionais. Além disso, após o evento cria-se uma maior visibilidade para as iniciativas municipais, formando um ambiente favorável para estabelecer novas parcerias, direcionar as existentes e incentivar novos negócios e programas de capacitação voltados para a área da bioeconomia.” comenta Veronica Sabatino, secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

 

O orador principal do evento foi Roberto Rodrigues, engenheiro agrônomo, agricultor, professor emérito da FGV e presidente da Academia Brasileira de Ciência Agronômica, ex- Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006) e Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo (1993/1994), que trouxe informações e dados de suma importância, como os da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), a bioeconomia movimenta no mercado mundial cerca de 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.

O Green São Paulo-Itu é uma realização da Green Rio, conta com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu e patrocínio das empresas EPPO Cidades Inteligentes, Guarany e Visconde Construtora.

 

A visão sustentável da atual administração, já traz para a cidade inovadores projetos que já estão em fase de construção como uma usina verde de alta tecnologia, que transformará todos os resíduos da cidade em energia elétrica e gás verde e uma usina fotovoltaica, que abastecerá boa parte das edificações públicas da cidade com energia elétrica verde.

 

A presidente da Guarany, Alida Bellandi, também destaca a importância do evento. “Vislumbrando o potencial do município para se tornar o primeiro cluster de bioeconomia do Brasil e o compromisso histórico que a Guarany tem com a sustentabilidade, abraçamos este projeto que envolve a realização do primeiro Green São Paulo Itu, que tem como objetivo tornar o município uma referência multiplicadora”., diz ela.

 

A população cresce em número e em capacidade de consumo. A economia deverá utilizar cada vez mais recursos de base biológica, recicláveis e renováveis. A bioeconomia “serve para desvincular crescimento econômico de danos ambientais”, como disse James Philps, analista da Organização o essencial para o futuro da bioeconomia e o Brasil tem a maior diversidade biológica no planeta, o que fará com que seja um protagonista no cenário da bioeconomia”.

Comments are closed.