Enoturismo, mais uma opção de turismo no estado de São Paulo

São sessenta e seis vinícolas que oferecem experiências

Com o objetivo do programa é fomentar o enoturismo no Estado, além de promover o desenvolvimento local e regional dos destinos e dos produtores de vinho, foi lançada dia 28 agosto último, as Rotas do Vinho do estado de São Paulo, foram divididas por regiões, cada qual com sua especificidade, que irão oferecer aos turistas degustação de vinhos, visita à vinícolas e harmonização de vinhos.
Ao todo, cinco rotas foram traçadas que convidam aos visitantes a conhecer os sabores e as belezas da cultura vinífera do estado, sendo elas a Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região); Rota dos Bandeirantes (São Roque e região); Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região); Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região) e Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região), que envolvem 55 vinícolas.
Já os enodestinos representam um conjunto de vinícolas que não estão agrupadas em rotas, pois estão dispersas pelo estado, mas merecem destaque dada a qualidade dos seus produtos e experiências que oferecem, como a Villa Santa Maria, que está na Rota do Alto Mantiqueira é oferece tours pela vinícola; dois espaços com pratos de alta gastronomia; e piquenique gourmet.
“O Projeto Rota dos Vinhos do Estado de São Paulo é a consolidação de um esforço muito grande em pró de posicionar nosso estado como um dos grandes produtores de vinho no País, bem como um destino consolidado de enoturismo. São Paulo tem registro de produção de vinhos desde o século XVII. Hoje, são mais de 200 vinícolas, espalhadas em mais de 60 municípios. O enoturismo é um segmento extremamente importante para o fortalecimento da produção de vinhos, uma vez que 95% das vinícolas dependem, em alguma medida, da atividade turística para comercialização do vinho produzido. Este projeto, por sua vez, irá incentivar e fortalecer este segmento, por meio de ações de promoção e divulgação das diversas opções existentes, bem como atrativos complementares, como gastronomia e outras atrações, oferecendo ao turista que visita São Paulo uma eno-experiência inesquecível.”, comenta Marcela Moro, diretora de turismo de Jundiaí. 
Alex Sandro Santiago de Moraes, presidente do Sindicato da Industria do Vinho de São Roque, município que tem o mais consolidado Roteiro de Vinho do estado, atraindo mais de 600 mil visitantes ao ano, diz: “As Rotas do Vinho Paulista são uma celebração das tradições e das inovações vinícolas do Estado de São Paulo. Uma forma de divulgar essa cultura fazendo com que mais pessoas conheçam não só os vinhos, mas também a história dos produtores e as experiências enoturísticas que cada um deles oferece.  O vinho paulista vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional e internacional, sendo premiado e reconhecido pela qualidade. O lançamento das Rotas coroa esse movimento de toda uma cadeia produtiva que nesse momento forças com o Estado para alavancar ainda mais o setor da viti-vinicultura.”
A iniciativa vai contribuir para o crescimento dos municípios que compõem as rotas, como também localizadas num raio aproximado de 50 Km que poderão promover o empreendedorismo local alimentado pela cadeia produtiva do vinho, contando inclusive com as linhas de crédito da DesenvolveSP, agência de fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) para alavancar seus negócios.




Comments are closed.