Cidade Árvore do Mundo’. Guarujá agora faz parte dessa lista internacional

Título é concedido anualmente pela ONU para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day às cidades que cumprem os requisitos estabelecidos pelo Programa Tree Cities of The World, um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela FAO/ONU, lançado em 2019, atuando no reconhecimento de cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável, bem como devidamente celebradas.

 

O principal objetivo do programa é conectar cidades ao redor do mundo em uma rede dedicada a compartilhar e adotar abordagens bem-sucedidas para o manejo do verde urbano para a qualidade de vida de sua população, ao contribuir para a construção de cidades mais sustentáveis e resilientes em todo o mundo.

Guarujá recebeu, pela primeira vez, o reconhecimento como Cidade Árvore do Mundo, pelo programa Tree Cities of the World. O título lançado em2019, é concedido anualmente pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day em reconhecimento às cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável, que cumprem os requisitos estabelecidos pelo Programa Tree Cities of The World, que são: além do compromisso de cuidar de suas árvores e florestas, ter estrutura organizacional; corpo legal; dados censitários; recursos financeiros e atividades de celebração.

Agora Guarujá faz parte de um seleto grupo que tem ainda metrópoles como Paris, Turin, Milão, Madri, Nova Iorque e Toronto.

A cidade se junta, também, a outras 168 cidades reconhecidas, no ano passado, sendo oito delas localizadas no Brasil: Campo Grande, João Pessoa, Maringá, Niterói, Rio de Janeiro, São Carlos, São José dos Campos e São Paulo.

Pelo reconhecimento ‘Cidades Árvores do Mundo 2022’, o Município já está convidado e será representado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) a participar do Fórum Mundial sobre Florestas Urbanas e do Fórum das Cidades, entre os dias 16 e 20 de outubro, em Washington.


De acordo com o titular da Semam, Sidnei Aranha “a importância de um programa reconhecido internacionalmente e que recebe a chancela da FAO/ONU está relacionada à quantidade de árvores existentes e ao planejamento, execução e manutenção das florestas urbanas da Cidade”.

“Nelas estão contemplados a arborização urbana, o sistema de parques e áreas verdes, as áreas de preservação permanente, os remanescentes de vegetação nativa, os bosques e as formações de maciços vegetais secundários”, destacou Aranha, lembrando que para permanecer na rede, a Cidade deve comprovar, anualmente, que cumpre os requisitos exigidos pelas instituições.

O prefeito Válter Suman reforça os ganhos com a arborização urbana. “É uma ação que proporciona à Cidade inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar e na saúde física e mental da população. A arborização ainda tem influência na redução da poluição sonora e visual e auxilia na conservação do ambiente”.

Leia a matéria completa na edição 193 do Jornal do Interior de Abril, clique aqui.

Comments are closed.