Câmara Municipal de Votorantim reforça a prestação de contas com o Radar da Transparência Pública

Legislativo municipal aposta na conscientização de todos os servidores em relação a transparência

A Câmara Municipal de Votorantim tem demonstrado um compromisso contínuo com a transparência e a prestação de contas à sua comunidade. A instituição deu um passo significativo ao aderir ao Programa Nacional de Transparência Pública, no ano passado, implementando o Radar da Transparência em seu site oficial. Essa iniciativa visa aprimorar a transparência das ações do legislativo e disponibilizar informações relevantes para os cidadãos.

Na última avaliação do Legislativo municipal, a cidade alcançou o Nível Intermediário. Isso demonstra o compromisso da Câmara com a transparência e a prestação de contas à população. A pontuação atual é referente aos dados fornecidos no ano passado, e um novo questionário foi respondido recentemente, que será avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago Schiming, enfatiza a importância desse programa. “Tornar a Câmara mais transparente, além de ser um ato ético e uma necessidade legal, permite que a população efetivamente participe na tomada de decisões fortalecendo o diálogo, princípio básico da democracia, traz mais credibilidade aos atos do Legislativo e torna todos mais conscientes quanto à prevenção à corrupção”.

O Programa Nacional de Transparência Pública utiliza níveis de avaliação que vão desde “Inicial/Inexistente” até “Diamante”. A Câmara Municipal de Votorantim, ao alcançar o Nível Intermediário, demonstra seu compromisso em fornecer informações acessíveis e relevantes à população.

Além disso, essa iniciativa resulta na atualização do Portal Radar Nacional de Transparência Pública, que concentra os links de acesso aos portais públicos e divulga o índice de transparência atribuído a cada instituição avaliada.

“Os cidadãos de Votorantim podem acessar, dentro do próprio site da Câmara, a página com link direcionando para o Portal Radar Nacional de Transparência Pública. Para aumentar a conscientização sobre essa ferramenta, temos planos de divulgação da mesma com banner antes da transmissão das sessões nas redes sociais, além de vídeos e postagens nas redes. Iremos em breve realizar uma pesquisa com a população sobre a sua forma de consumo de conteúdo e com isso tornar nossos canais de comunicação e contato com a população cada vez mais eficazes e quem sabe até criar novos canais que facilitem ainda mais o acesso da população às informações sobre o Legislativo”, acrescenta Schiming.

 

Comments are closed.