Sebastião Misiara nasceu em Barretos / SP, onde foi vereador por 24 anos, presidente da Câmara Municipal, ocupado todos os cargos da mesa. Foi presidente do Poder Constituinte, sendo responsável pela elaboração da Lei Orgânica do Município. Criou, em sua cidade, o projeto “Barretos 2000”, quando na presidência da Câmara, em 1999, reuniu empresários, estudiosos e profissionais liberais para elaborar projetos para a cidade até 2020. Muitas das ações propostas transformaram-se em projetos de lei na Cidade ..
Sebastião Misiara é bacharel em Direito, formado pela Faculdade de Direito de Franca, Bacharel em Pedagogia da Faculdade de Educação “Antonio Augusto Reis Neves”, Pós Graduado em Direito Constitucional, Jornalista com formação universitária, Professor de Comunicação e Expressão.
Sebastião Misiara possui diversas atividades Profissionais, Comunitárias e Sociais.
– Jornalista, Radialista, apresentador e comentarista político
– Diretor Conselheiro da Rede Vida de Televisão
– Diretor da APM – Associação Paulista de Municípios
– Presidente da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo
– Vice-presidente da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas de Markenting do Brasil
– Conselheiro da ADVP – Associação dos Dirigentes de Vendas de Marketing de Portugal
– Conselheiro do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola
– Conselho Fundador da “Oficina Municipal”, ligada à Fundação Konrad Adenauer
– Idealizador do Projeto “Cidade Cidadão “(Orientação ao consumidor), apresentações em diversas emissoras.
– Diretor responsável do Jornal do Interior, órgão de divulgação do Poder Legislativo.
– Conselheiro da Federação dos Museus do Brasil
– Diretor Conselheiro da Fundação Brasileira de Marketing
– Fundador Colunista do Jornal O Diário de Barretos
– Redator do Jornal “Correio de Barretos”
– Diretor de Fundação do jornal “O Congresso” de circulação nos congressos estaduais de município .
Apresentador na Rádio Barretos da Rádio Independente
Repórter do programa Afanásio Jazadgi na Rádio Trianon em São Paulo com orientações denominadas ‘CIDADE CIDADÃO’.
Locutor da Rádio Cultura de Campinas
– Palestrante de diversas instituições como o Rotary Clube de São Paulo, Congresso Regional da Associação dos Municípios da Alta Araraquarense, Congresso Paulista de Municípios, escolas públicas e universidades.
Criador em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da “Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania” realizada durante sete anos em todas as regiões do Estado.
Criou, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, o projeto de seminários do “Município Verde Azul”.
Criou, em parceria com o Governo do Estado, o projeto de seminários “MUNICIPIOS DE INTERESSE TURISTICO”, realizando encontros, reuniões em seminário para divulgação da Lei hoje em vigor.
SEBASTIÃO MISIARA RECEBEU DIVERSAS PREMIAÇÕES E HOMENAGENS
– Cidadão Honorário de Araçatuba
– Cidadão Honorário de Andradina
– Cidadão Honorário de Guarujá
– Cidadão Honorário de Sorocaba
– Cidadão Honorário de Itapeva
– Cidadão Honorário de Barra Bonita
– Cidadão Honorário de Itapetininga
– Cidadão Honorário de Capão Bonito
– Cidadão Honorário de Jaú
– Comendador da Associação Afro-Brasileira
– Hóspede Ilustre de vários municípios paulista
– Entre outras medalhas e diplomas em vários municípios brasileiros pela defesa do Poder Legislativo e do município.
– No ano de l998, quando assumiu a presidência da UVESP, fez o primeiro Fórum de Vereadores para debater o turismo e a micro e pequena empresa, com a participação do então governador Mário Covas elogiou a Uvesp e a incentivou: “É motivo especial e de enorme honra poder comparecer a este encontro. Encontro para o qual contribui em primeiro lugar, a UVESP com a criação do Sebrae, do premio JK que nos dias atuais recebe o nome de PREMIO MÁRIO COVAS.
Foi o criador da campanha nacional “SE O CARGO É PUBLICO PORQUE O VOTO É SECRETO”, com resultados favoráveis em várias Câmaras do Brasil, que eliminaram o voto secreto.
Participou de estudos na Alemanha a convite da Fundação Konrad Adenauer
Organizou caravana de prefeitos e vereadores a convite do Departamento de Estado norte-americano, para conhecer projetos exitosos nos Estados Unidos, muitos dos quais replicados em prefeituras do interior de São Paulo.
Em uma página dedicada à biografia do jornalista Sebastião Misiara, o jornal “O Diário”publicou importante texto que retrata bem as atividades dessa figura pública.
EM NOME DO LEGISLATIVO
O advogado Sebastião Misiara poderia se destacar nos tribunais ou mesmo nas páginas dos periódicos como jornalista, mas tem sido no Plenário e na Tribuna do Legislativo que ele tem desenhado sua vida.
O ex-vereador Sebastião Misiara dificilmente conseguiria construir a árvore genealógica de sua família retrocedendo aos antecedentes do século XI. Obviamente que esses antecedentes existem na história dos Misiara ou (Mi(z)iara.
Mais fácil seria ele encontrar no século XI algo que se identificasse com a sua história de vida, ou seja, o surgimento do Poder Legislativo, ocorrido na Inglaterra em decorrência de pressões da sociedade, principalmente pequenos proprietários rurais encurralados pelos excessivos impostos que quase sempre eram pagos com as propriedades rurais.
Pautando-se pela conduta de legislar para melhorar a qualidade de vida de Barretos e, consequentemente dos seus moradores, ele permaneceu durante 24 anos na Câmara Municipal. Durante esse período ocupou todos os cargos da Mesa Diretora. Em seu mandato na presidência da Edilidade, de 1988 a l990, por exemplo, foi considerada um sinônimo de administração séria, parâmetro para outras presidências no que se refere ao comando das sessões e o resultado foi a unanimidade dos vereadores.
Mas uma pergunta nunca se fez a Sebastião Misiara. Por que ele optou pela vida pública, se expondo a todo tipo de críticas, circulando no meio dos mais diversos interesses, dos escusos aos estritamente pessoais? A sua resposta vem em forma de um ensinamento num tempo em que a classe política se caracteriza, com algumas exceções, falcatruas e defesas pessoais de interesses em detrimento dos problemas da sociedade que precisam ser resolvidos. “Resolvi servir, e não poderia fazer de uma forma mais ampla e precisa do que no Legislativo, o principal centro de elaboração de princípios legais que regem todos os setores da sociedade”.
É importante ainda observar que como vereador Sebastião Misiara teve transito nos mais diferentes grupos empresariais e políticos, mas nunca se deixou contaminar por interesses que ultrajassem sua convicção como legislador.
Hoje ele confessa que o político tem que circular no meio de todas as correntes e interesses, pois somente assim passa a ter condições de combater o que agride os princípios morais, legais e ainda aquilo que distancia a população dos seus direitos de cidadania. Esse pressuposto de vida é uma de suas características e, certamente, foi o que fez com que em l972 ele fosse o mais novo entre os vereadores eleitos.
Já na primeira legislatura foi eleito 2º secretário da Mesa e, com seu desempenho, lhe foi assegurada vitória em sucessivas eleições até l992. No ano seguinte, anunciou que não seria candidato à reeleição, quando as pesquisas o apontavam como eleito entre os 15 vereadores.
Ele dinamizou a União dos Vereadores do Estado de São Paulo e a Fundação Prefeito Faria Lima, onde foi Superintendente. Na sua mais recente investida em beneficio de Barretos, se tornou vice-presidente da Câmara de Comércio dos Municípios do Mercosul, presidido pelo ex-ministro Ozires Silva.
É de Sebastião Misiara a idéia de criar o Departamento Feminino de Atuação Municipalista – DEFAM – que foi presidido pela sua esposa Leonor Girardi, que reunia as esposas de vereadores, recolhendo alimentos e roupas para doar as entidades assistenciais cadastradas.
Mas sua iniciativa não para por ai. Foi ele quem, podendo estar aposentado com 24 anos de mandato, assinou a lei acabando com a aposentadoria do vereador, vinculada ao IPESP.
Para ele é muito fácil atender a população e buscar soluções para os problemas que ela enfrenta, bastando para tanto o despojamento de interesses pessoais e o distanciamento dos interesses das minorias.
E é graças a esses princípios que sua biografia lhe valeu o diploma de GENTE QUE É NOTICIA de l990, promoção das emissoras de rádio e jornais de Barretos. No mesmo ano recebeu o titulo de VEREADOR DO ANO, com votação dos próprios pares da Casa, alcançando média até hoje não atingida.
Em São Paulo teve participação ativa no antigo PFL – Partido da Frente Liberal – tendo sido escolhido pelo comando de Brasília como um dos membros interventores do partido no estado de São Paulo. Trabalhou junto com os demais membros pela coligação com Fernando Henrique Cardoso, candidato à Presidência e Mário Covas, candidato a Governador do Estado, chapa que viria à vitória na eleição de l994.
Em todos os cargos que ocupou na administração pública deixou marcas de realizações, a partir da diretoria da Secretaria do trabalho na região de Barretos, onde conquistou para a Pasta, em campeonatos esportivos dirigidos pela Secretaria, o campeonato com o time formado em Barretos.
Hoje a Uvesp é considerada pela série de seminários que realiza a entidade que mais prestigia os vereadores do Brasil, a partir de São Paulo.
Com uma criação dos Parlamentos Regionais, um total de 34 no Estado, Sebastião Misiara estimulou uma discussão de desenvolvimento regional, ou seja, agir local e pensar regional com conquistas que atendem a vários municípios das regiões paulistas.
Add a Comment