Bem-vindos ao Conexidades: Jundiaí é a sexta cidade a escrever um novo capítulo na história municipalista

Vai começar mais um encontro de agentes públicos e privados em prol das boas práticas políticas

9369 participantes. 245 expositores. 852 municípios de 21 estados representados. Esses são os números das cinco primeiras edições do Conexidades (www.conexidades.com.br). O evento, que surgiu em 2018 com o objetivo de aproximar gestores públicos e privados, é sinônimo de sucesso quando o assunto são conexões, debates e reflexões sobre os temas mais relevantes para os municípios brasileiros. 

Ubatuba, São Carlos, Olímpia e Guarujá foram os destinos escolhidos para sediar esse encontro anteriormente. Além de uma edição virtual, realizada no auge da pandemia, que foi essencial para entender os principais desafios não só daquele momento, mas também do futuro próximo que estaria por vir. E chegou!

Com foco em promover painéis com assuntos importantes para a gestão dos municípios, como Saúde, Segurança Pública, Turismo, Meio Ambiente, Tecnologia, Inovação, Educação e Economia, o evento procura integrar não só iniciativa privada e setor público, como também as esferas municipais, estaduais e federais.

A ideia é pensar em conjunto. Falar sobre o futuro das cidades e, em parceria, encontrar soluções que beneficiem a população em geral. Afinal, é nos municípios que as pessoas vivem seu cotidiano, andam nas ruas, vão à escola, utilizam transporte público e procuram um serviço de saúde, por exemplo.

Logo, é neste cenário que aparecem os principais problemas de gestão pública. O que significa que é dali também que saem as melhores ideias de inovação para solucioná-los.

“Mais uma vez, o Conexidades vai buscar cumprir o objetivo que carrega em seu nome: instruir, orientar e preparar o agente público visando a excelência de suas funções, além de fazer a conexão entre o poder público e as empresas interessadas em investir nos municípios ou participar do processo de desestatização”, explica o presidente Administrativo da UVESP, Sebastião Misiara.

Inovação – Tecnologia – Educação

As cidades inteligentes, ou cidades do futuro, caminham juntamente com as inovações tecnológicas. E é justamente tendo isso em mente que, a nova edição do Conexidades aborda a Educação Tecnológica.

De olho nas necessidades de atualização constante dos municípios, das formas de administração pública e das parcerias público-privadas, o evento aborda a necessidade de uma maior eficiência na parceria público privada diante dos avanços que vêm acontecendo e dos que estão previstos para os próximos anos.

E, para corroborar com essa temática, a escolha de Jundiaí vem muito a calhar.

No final de 2022, a cidade foi considerada a 15ª maior economia do Brasil, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, é uma das maiores cidades paulistas, com a 7ª maior economia do estado. O município se destaca, principalmente, pelo desenvolvimento das áreas cultural, educacional, tecnológica e ambiental, além do turismo. 

No quesito inovação, Jundiaí vem investindo em tecnologia educacional para as escolas públicas. A ideia é formar uma geração preparada para o mercado de trabalho cada vez mais amplo e moderno.

No Conexidades, esses e outros cases de sucesso podem ser discutidos e levados em consideração pelos participantes para suas próprias realidades.

Mulheres em Destaque

A cada edição do Conexidades, as mulheres foram ganhando mais e mais espaço no evento. A participação feminina foi se ampliando não só nos painéis dos mais diversos temas, como também foi criado um painel apenas para debater assuntos relacionados à participação da mulher na política.

Nos últimos dois anos, o painel das mulheres encerrou o encontro, apresentando importantes reflexões sobre a presença cada vez mais qualificada de representantes nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a exemplo de tantas vereadoras, prefeitas, juízas e procuradoras que estivem presentes.

E, para esta 6ª edição, a grande novidade é um espaço só para elas. O Pavilhão da Mulher visa atender não só às primeiras-damas e presidentes dos Fundos Sociais de Solidariedade, como também prefeitas, vereadoras, gestoras públicas e empreendedoras que estiverem participando do evento em Jundiaí.

A iniciativa inédita busca valorizar e reconhecer a participação das mulheres no poder público e na iniciativa privada. Para a coordenadora do Conexidades, Silvia Melo, essa é uma grande oportunidade de reforçar ainda mais a importância da mulher na política e sociedade.

“Nas últimas edições, nós já apresentamos um painel exclusivo dedicado às mulheres e, agora, teremos ainda mais uma oportunidade de dar voz à grandes nomes das causas femininas que vão debater temas como empoderamento, valorização, justiça e empreendedorismo feminino”.

Turismo

A economia do turismo e seus benefícios para os municípios também sempre foi um tema de grande relevância para o Conexidades. Em suas cinco edições anteriores, o evento reuniu secretários, prefeitos de Estâncias Turísticas e Municípios de Interesse Turístico, além de representantes de Consórcios Turísticos e outros gestores públicos que debateram sobre o potencial e os desafios do setor.

Para este ano, o turismo paulista tem boas expectativas, segundo dados da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. A estimativa é de que o desempenho deste ano seja o maior dos últimos cinco anos e que a economia do setor cresça 7,8% em 2023. O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à SETUR-SP, revela ainda que o PIB do turismo paulista deve atingir R$ 299,4 bilhões, destacando São Paulo como o maior polo turístico do país.

E, nesta edição do Conexidades em 2023, o turismo vai ter grande destaque na programação com a entrega do concorrido Prêmio Top Destinos Turísticos, criado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional São Paulo.

A premiação tem o objetivo de identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do estado de São Paulo. Nesta edição, além de contemplar os melhores destinos paulistas em 16 categorias, irá premiar três Regiões Turísticas, segundo critérios elaborados com o apoio técnico da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

“Agora, quando o Conexidades chega à 6ª edição e o Prêmio Top Destinos Turísticos à 5ª, esta nova aliança, que prevê a entrega da premiação em Jundiaí emerge de maneira natural”, afirma o presidente da ADVB, Aristides Cury.

O 6º Conexidades é uma realização Multiplicidades em parceria estratégica com a UVESP com o patrocinado da OM30, CIJUN, DAE JUNDIAÍ e SENAC.

Comments are closed.