AMITESP realiza sua primeira reunião de 2023 em Boituva. Novas parcerias e entrega de troféus marcaram o encontro.

Realizada no município de Boituva, referência em saltos de paraquedas e voos balão no estado e no país, no dia 11 de março foi realizada a 1ª Reunião de Prefeitos da AMITESP (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo) do ano de 2023, dando posse a nova diretoria do biênio 2023/2024, reunindo mais de quatrocentos convidados, contando com noventa e sete municípios paulistas, representados por prefeitos, vice-prefeitos e secretários.

Em sua fala de abertura, o presidente reeleito da Amitesp Candido Murilo Pinheiro Ramos, prefeito de Nazaré Paulista, destacou a importância da criação de uma estratégia de equilíbrio na distribuição dos recursos do Estado entre cidades turísticas, sejam Estâncias ou MIT’s, além de um fundo estadual próprio para o setor.

O trabalho da entidade é o de unificar, dar suporte e estrutura às cidades com interesse turístico. Desde a sua formação, a associação tem sua representatividade reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo e seu principal objetivo é a defesa dos interesses de tais municípios junto aos órgãos em qualquer esfera de poder.

Com a participação do Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab, representando o Governador Tarcísio de Freitas e do Secretário Estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, que ressaltaram em suas falas sobre a importância dos Municípios de Interesse Turístico para a economia do setor no Estado de São Paulo e o compromisso de auxilio para iniciativas de desenvolvimento local; a AMITESP em parceria com a AMITUR (Associação dos Municípios de Interesse Turístico) premiou as autoridades e cidades que realizaram boas práticas de turismo, com o recém lançado Troféu Jarbas Favoretto.

Durante a reunião foram firmadas parceria entre a entidade e a USP, para a criação do Observatório do Turismo, voltado aos municípios associados, que fará estudos específicos em cada local analisando os diversos recortes do tema, para projetos assertivos e com o São Paulo Convention Bareau e o Visite São Paulo, que fará a promoção dos municípios da AMITESP.

O São Paulo Convention Bareau divulga destinos paulistas, além de captar e promover eventos, feiras, etc, no estado.

Estiveram presentes também no evento representantes de várias entidades, como a UVESP, representada por Silvia Melo, presidente executiva; Toni Sando, presidente executivo do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau); além da APM, SEBRAE-SP, SKAL, entre outras.

A nova composição da mesa da AMITESP para o biênio 22/24, eleita em 9 de dezembro em São Paulo, passou a ser:  Nazaré Paulista: Murilo Pinheiro (presidente), Mira Estrela: Priscilla Fernanda Cobacho do Prado, Tabatinga: Eduardo Martinez, Piracaia: Silvino Cintra, Dois Córregos: Ruy Favaro, São Simão: Marcos Bonagamba, Santa Clara D’Oeste: José Faria, São Miguel Arcanjo: Paulo R. Da Silva, Tapiraí: Aroldo Todesco, Itatiba: Thomás Oliveira.

Leia a matéria completa na edição 192 do jornal do Interior News de Março (PÁG. 6 e 7), clique aqui.

Comments are closed.