O 7º Conexidades iniciou a programação de painéis desta quinta-feira (6) tratando o tema Projetos de Escolas Inovadoras e Tecnológicas na Rede Estadual de Ensino. Reunindo autoridades no assunto como Jean Pierre Neto, Presidente da Fundação para Desenvolvimento da Educação, Luiz Fernando Machado, Prefeito Municipal de Jundiaí e Marta Regina de Oliveira Braz, Secretária Municipal de Educação de São Sebastião, o programa apresentou o que vem sendo feito no Estado em termos de inovação para a educação.
Para abrir o painel, Jean Pierre Neto destacou que a educação não pode ser tratada em casulos. “A gente precisa tratar a educação municipal, a educação estadual e a educação federal como uma só. A gente precisa estar de mãos dadas, Estado, Município, União, para que a gente possa construir uma política pública de qualidade”.
Falando sobre inovação, o palestrante explicou sobre o trabalho da FDE, afirmando que o carro-chefe é a infraestrutura física das 5300 escolas estaduais de São Paulo. “A FDE tem atendido principalmente o Estado de São Paulo, a Secretária de Educação do Estado de São Paulo. Mas a FDE tem um potencial muito grande. Temos equipes extremamente qualificadas nas áreas de tecnologia e construção civil, com engenheiros e arquitetos. E nós temos e podemos atender aos municípios”.
Jean Pierre apresentou importantes resultados do trabalho que vem sendo feito. Segundo o Presidente, em 16 meses foram entregues 1145 obras de reforma e revitalização das escolas. Com isso, foram mais de 600 mil alunos beneficiados em 315 cidades paulistas e mais de 12 mil empregos gerados. No total, foram R$960 milhões de investimento em obras.
“Quando eu falo que temos um potencial muito grande, esse é um exemplo disso. Em 16 meses, nós tivemos R$862 por parte do Estado em infraestrutura e grande parte dessas unidades escolares aqui são do Estado. Mas nós podíamos ter participado mais junto aos municípios, das obras dos municípios”, complementou.
Ainda sobre os resultados, o painelista mostrou um comparativo com dados ano a ano das obras entregues e valores investidos nas obras da educação. De acordo com o levantamento, o primeiro ano da gestão atual superou em 54% a entrega do que o melhor ano da gestão anterior. “A gente precisa fazer coisas diferentes para alcançar resultados diferentes”, refletiu.
A FDE vem investindo em levar inovação e trazendo melhorias para a educação do Estado de São Paulo. Para Jean Pierre Neto, é extremamente importante levar coisas boas e fazer escolhas que impactam diretamente na sociedade, como é o caso das compras públicas. “Tudo aquilo que era bom a gente mantém e traz melhorias”.
A ideia é auxiliar o trabalho da equipe escolar, em especial o diretor, para que possa focar apenas no pedagógico, enquanto a Fundação atua na infraestrutura.
O Presidente do FDE também salientou os benefícios de centralizar as compras para ganhar economia de escala, e apresentou os principais projetos de escolas inovadoras em São Sebastião. São elas: a Escola Plínio Escola Plínio Gonçalves de Oliveira, a Escola Municipal Nair Ribeiro de Almeida e um projeto a ser desenvolvido no bairro do Juquehy.
Todas elas têm em comum o foco em qualidade, prazo de entrega e custo. “A gente tem que tornar a escola acolhedora para que o aluno sinta vontade de estar na escola”, adicionou.
Para finalizar, explanou sobre as escolas indígenas no Estado de São Paulo, que teve um padrão desenvolvido pelo FDE, com construção rápida e investimento relativamente baixo. “A gente sabe que a educação municipal tem que estar muito próxima da estadual para que a gente possa entregar uma educação de qualidade. E por isso nos colocamos à disposição dos municípios”, encerrou o Presidente da Fundação para Desenvolvimento da Educação.
Somando à fala de Jean Pierre, o Prefeito Municipal de Jundiaí, Luiz Fernando Machado exaltou o excelente exercício de conexão entre as cidades que é promovido pelo evento. Comentou também o trabalho do FDE na organização das obras de infraestrutura das escolas.
Machado explanou sobre o papel dos municípios para protagonizar e entregar aos alunos do Estado o melhor profissional, ser humano e cidadão.
“O mais importante gestor público é o prefeito porque a partir do prefeito se constrói, na base da educação, aquilo que se tem como formação cognitiva, sensorial. Os prefeitos têm no Brasil a obrigação da busca da redução da desigualdade social, a partir do momento que compreendem seu papel na formação integral de uma criança”, disse.
Realização: Multiplicidades; Correalização: UVESP e Prefeitura de São Sebastião; Curadoria: Conexão Municipalista; Patrocínio: OM30, Senac, Chimicatti Advogados, Itaú, FDE, Sabesp e Prodesp.
Foto: Dane Dalastra
Serviço
7º CONEXIDADES
Data: 4 a 8 de junho de 2024
Local: Complexo Turístico Rua da Praia (Av. Dr. Altino Arantes) – São Sebastião/SP
Mais informações e inscrições gratuitas em: conexidades.com.br
Contatos para a imprensa:
Cláudio Oliva – claudio@assimptur.com.br
Claudia Costa – jornalismo@assimptur.com.br
Eliria Buso – imprensa@assimptur.com.br
(11)4329-6532