21º Concurso Estadual Qualidade do Café Paulista tem ganhadores de diversas regiões do estado

Premiou as produções dos melhores grãos e colocou em destaque vários municípios paulistas

Ocafé paulista faz parte da história do Brasil. Em 1727, quase dois séculos depois da criação de São Paulo dos Campos de Piratininga, João Ramalho, um marinheiro português que havia naufragado, inicia a plantação do que viria a ser chamado de “ouro verde” em terras paulistas. São Paulo tornou-se rapidamente um centro para o comércio do grão no século XIX, trazendo as ferrovias para o escoamento dos grãos.


FOTO: Ricardo da Silva Sobrinho, prefeito de Santo Antônio da Alegria.

No ano de 2022, segundo O levantamento da Conab, a colheita da safra paulista foi superior a 4,88 milhões de sacas, um crescimento de 21,9% em comparação com o ano anterior, quando a produção foi de 4 milhões de sacas. Uma forma de estimular o setor a buscar mais qualidade e produtividade é o Concurso Estadual Qualidade do Café Paulista, que em sai 21º edição em 2021.

A cerimônia de premiação, aconteceu no Instituto Agronômico de Campinas, dia 20 de dezembro, celebrando a cultura cafeeira e cafeicultores do Estado, divida em quatro categorias: Coffea arábica convencional preparado por via seca; Coffea arábica convencional preparado por via úmida; Coffea arábica convencional preparado via fermentação induzida; e Coffea arábica orgânico preparado por via seca.

Leia a matéria completa na edição 190 do jornal do Interior News de Janeiro (PÁGS. 14), clique aqui.

Comments are closed.