Conhecida como a pequena notável do Nordeste Paulista, Nuporanga é uma Estância Climática e está entre as cinco cidades com melhor qualidade de vida do Brasil, 375 Km distante da capital.
Fundada em 1861, faz parte da região metropolitana de Ribeirão Preto. Foi terra dos índios caiapós e passagem de bandeirantes que buscavam ouro e pedras preciosas em Goiás.
Ficou conhecida internacionalmente no início do século XX, quando o “prefeito” engenheiro Luiz de Mello Marques, ex-2º tenente da Armada, realizou duas experiências oficiais, bem-sucedidas, com
a construção de um modelo em miniatura de um novo submarino, documentadas pelos jornais “New York Herald” e “The Washington”.
Além da tranquilidade e do ótimo clima, é uma cidade de fé, com várias capelas na região rural, como a Capela da Corredeira é o cenário onde ocorre a tradicional Festa da Corredeira com cavalgada de fé e missa sertaneja, no mês de outubro. Na Fazenda Santa Cruz do Vau, sempre em maio, é a vez de comemorar o Pentecostes, com missa com quermesse e peregrinação; e entre julho e agosto, a cidade toda se mobiliza para a Quermesse do Divino Espírito Santo Banhada por três rios – Sapucaí, Ribeirão do Agudo e Ribeirão Santo Antônio, tem cantos agradáveis junto as águas, com destaque para Cachoeira dos Dourados, no Rio Sapucaí Mirim.
A praça central tem fonte luminosa e coreto, a praça Eloy Lima é linda e bem cuidada, e o Centro Turístico de Lazer é um grande espaço com equipamentos de lazer e local para caminhadas, e no segundo final de semana de cada mês, há uma pequena feira onde se encontra deliciosos quitutes, cachaças feitas na região e ainda comprar peças do artesanato local.
“Nossa cidade é um destino turístico para quem busca a tranquilidade que o interior oferece, com muita história e tradições. Nossa administração trabalhou para a reabertura do Nuporanga Glória Hotel, fechado há mais de 20 anos, para acolher com excelência nossos visitantes, e a reabertura também de nosso Cine Teatro”, comenta Daniel Viana, prefeito de Nuporanga.