Parlamento Regional Central da Uvesp realiza encontro de vereadores no dia 15

Será realizado em Araraquara no próximo dia 15 o 1º Encontro do Parlamento Regional Central da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, que abrange 26municípios da região de Araraquara e São Carlos, totalizando 959 mil habitantes e 750 mil eleitores.

O evento é organizado pela presidente do Parlamento Central, Alliny Sartori (SDD), vereadora em Ibitinga, e pelo presidente da Câmara de Araraquara, JéfersonYashuda Farmacêutico (PSDB), membro da diretoria do Parlamento Central, em parceria com a Uvesp e Câmara Municipal de Araraquara, com apoio do TCE-SP, Escola do Legislativo da Câmara de Araraquara, Sipicar e Sinhores.

“Além da presença de ilustres palestrantes, deputados e lideranças políticas, este encontro é importante para a troca de experiências, a integração dos vereadores e o fortalecimento do Legislativo da nossa região”, disse Yashuda.

O encontro será realizado no auditório da subsede regional de Araraquara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com inscrições e café de boas vindas a partir das 8h30, instalação do seminário e formação da Mesa Solene às 9h15 com a presença do prefeito de Araraquara, Edinho Silva; deputado estadualCauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Roberto Massafera, Dimas Ramalho, conselheiro do TCE-SP, Jéferson Yashuda Farmacêutico, presidente da Câmara de Araraquara; Sebastião Misiara, Presidente da Uvesp; Alliny Sartori, presidente do Parlamento Regional da Região Central; e professor Nuno Coelho, – Coordenador do laboratório USP para educação jurídica.

Às 10h10 será realizada palestra sobre o tema “Recursos já” do cientista político Alberto Almeida e, às 10h40, será proferida palestra magna do conselheiro do TCE-SP, Dimas Ramalho, ex-presidente da Corte Paulista, sobre o tema “Controle externo – papel do TCE”.

A diretoria do Parlamento Central é formada pela presidente: Alliny Sartori (vereadora de Ibitinga); vice-presidente: Marcos Antonio Rodrigues (presidente da Câmara de Borborema); 1º secretário: Jéferson Yashuda Farmacêutico (presidente da Câmara de Araraquara); e 2° secretário: Roselei Françoso (vereador de SãoCarlos).

Municípios

Os municípios que formam o Parlamento Regional Central são: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Tabatinga, Taquaritinga, Trabiju,Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos.

Parceria com a USP

Durante o evento em Araraquara será assinado o termo de parceria entre a Uvesp e a USP – Universidade de São Paulo –, que se dará através do PROJUS/USP – Laboratório da USP para Educação Jurídica, para desenvolver cursos, palestras e pesquisas para o desenvolvimento do Poder Legislativo Municipal. Os cursospresenciais acontecerão na Universidade de São Paulo ou em instituições parceiras, como a Assembleia Legislativa do Estado e Tribunal de Contas do Estado. Também, na agenda a ser formada, serão ministrados cursos à distância.

Todos os cursos – informa o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, serão ministrados por professores da USP, com a colaboração de outros especialistas de elevada formação e de grande experiência prática.

Para o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, essa parceria altamente significativa, mostra o papel da USP na formação democrática da sociedade brasileira.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *