Novas tecnologias possibilitaram a continuidade da realização de solenidades na Alesp

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus e com as restrições impostas, o trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo continuou em2020, com a ajuda de recursos das novas tecnologias que hoje dispomos. Assim, além de dar sequência ao processo legislativo, a Casa também organizou solenidades e eventos educacionais durante o ano.

Foram criadas oito frentes parlamentares, dentre elas a Frente Parlamentar de Apoio aos Transportadores Escolares, cujo setor foi duramente atingido pelas medidas de isolamento social adotadas para conter o agravamento da pandemia, e a Frente Parlamentar pela Renda Básica de Cidadania.

No mesmo período, outras três frentes parlamentares foram lançadas, isto é, iniciaram os trabalhos no Parlamento estadual. São elas: Frente Parlamentar de Combate ao Abuso e Violência Doméstica, Frente Parlamentar da Advocacia e Frente Parlamentar pela Celeridade na Adoção de Bebês.

Educação

Em 2020, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) também manteve as atividades. Cumprindo seu papel de oferecer cursos abertos e gratuitos, o órgão educacional da Alesp realizou 58 eventos ao longo do ano, divididos entre palestras, cursos, seminários e debates.

Dentre as atividades desenvolvidas figurou a palestra feita em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) sobre Genômica. O evento teve como objetivo debater a forma como esse ramo da genética pode ajudar a entender a ação e a dinâmica da Covid-19 no corpo humano.

Ainda relacionado à pandemia, um outro evento discutiu os desafios enfrentados pela população do bairro paulistano da Brasilândia durante a crise. Com o tema Direitos Humanos nas Periferias de São Paulo, o seminário analisou os impactos do novo coronavírus nas regiões mais pobres da capital paulista.

Solenidades

Em um ano marcado pela crise sanitária que sobrecarregou o sistema público de saúde e os profissionais da área, um ato solene organizado em ambiente virtual homenageou os trabalhadores que atuaram, e ainda atuam, na linha de frente de combate à pandemia.

Na área da educação, o ensino no período de isolamento social também foi tema de solenidade. Com o mote Educação em Tempos de Pandemia, o ato solene debateu a consequência do fechamento das escolas, adotado na tentativa de frear a disseminação do novo coronavírus, e as dificuldades enfrentadas pelos alunos após a implementação de aulas remotas.

No total, o Legislativo paulista serviu de palco para 32 atos solenes, todos realizados por vídeo chamada, que é um recurso inédito na história da Alesp.

Sessão inaugural

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo retomará os trabalhos nesta segunda-feira (1/2). Às 15h tem início, no plenário Juscelino Kubitschek, a sessão inaugural do ano legislativo de 2021.

Além do recebimento da mensagem do governador João Doria sobre a situação do Estado, conforme previsto na Constituição Estadual.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *