PORTUGAL SOB A ÓTICA DOS BRASILEIROS

Silvia Melo para o Jornal Vidas Lá Fora
www.vidaslafora.com

SILVIA MELO - UNIVERSIDADE DE COIMBRA

SILVIA MELO – UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Depois de nossa última matéria sobre a procura por estudantes brasileiros, recebemos vários pedidos de indicações e oportunidades oferecidas por Portugal.

A crise do Brasil, em todos os aspectos, com crescimento previsto em torno de 1,6%, tem feito com que adolescentes, pensando nos estudos e em ficar por no País, se organizem em busca de esperança em Porgual que, pela segunda vez, recebe o prêmio da World Travel Awards, de “Melhor Destino Turístico da Europa”, considerado um dos mais importantes prêmios do setor, que são conhecidos como os Óscares do turismo mundial, deixando para trás destinos como a Áustria, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia.

Na opinião de Philip Kotler, da Universidade de Harvard, especialista em Marketing das Cidades, fala em três dimensões para a escolha de cidades para se viver.

O primeiro quesito é a Investibilidade (tornar atrativa a cidade para investimentos). A segunda dimensão é a habitabilidade, definida pelos indicadores de satisfação e qualidade de vida (oferta de bens culturais, a beleza da cidade, o custo dos imóveis, oportunidade de lazer, saúde e educação. A terceira dimensão é a Visitabilidade.

Sem dúvida, adolescentes que estão no Estado de São Paulo, que detém 32% do poder nacional brasileiro, estão optando por Portugal exatamente por essas dimensões expostas pelo professor Kotler.

Então podemos classificar, ouvindo vários alunos por nós pesquisados, que esses três itens formam o figurino de cidades como Lisboa, Cascais, Algarve, Sintra, Coimbra, apenas para citar algumas.

Depois da nossa matéria, alguns jornais brasileiros foram pesquisar o que informamos sobre o interesse de Universidades Portuguesas em estudantes brasileiros.

Em verdade, a desilusão com o Brasil, está traçando um novo caminho. Antes existia o “Sonho Americano”, que está se transformando em “Sonho Português” para jovens brasileiros que querem se graduar e se tornar mestrandos e doutorandos. Para voltar? A maioria diz que não.

#vidalafora #andandoporai #silviamelo

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *