Assuntos da capital paulista são debatidos em Sessão Plenária

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

Na tarde desta quinta-feira (3/6), vereadores participaram da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Paulo. Parlamentares tiveram cinco minutos para discursar sobre assuntos de livre escolha no Pequeno Expediente e até 15 minutos no Grande Expediente. Também foram feitos comunicados de liderança.

A sessão de hoje foi presidida pelo vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS), que fez a chamada dos vereadores interessados em usar a palavra seguindo a ordem alfabética.

Saúde, religião e educação

vereador Eli Corrêa (DEM) mencionou a tradição religiosa de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (3/6). Ele explicou o significado da data para a Igreja Católica. Outro tema tratado pelo parlamentar chamou a atenção para uma eventual terceira onda da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Eli citou a vacinação como principal meio eficaz para combater a Covid-19.

“Precisamos lutar pela vacina, para que tenhamos segurança, prevenção e possamos ter, acima de tudo, que nossos familiares e amigos estejam sempre conosco. Perder a vida para um vírus que pode ser combatido e prevenido através da vacinação é uma das coisas mais cruéis”, disse Eli.

Ainda em relação à pandemia, o vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) demonstrou preocupação com os profissionais da área da educação. “Pesquisas, inclusive, mostram que com as escolas abertas o nível de contágio dos servidores da educação é três vezes maior do que qualquer categoria”.

Operação Urbana Água Branca

Vereadores repercutiram a aprovação, na sessão de ontem (2/6), do projeto que trata da Operação Urbana Água Branca. Para o vereador Gilson Barreto (PSDB), “o projeto veio agregar e melhorar a condição de vida das pessoas”.

De acordo com o vereador Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE), o PL “irá garantir o desenvolvimento daquele perímetro (região da Barra Funda), especialmente com os investimentos em unidades habitacionais populares”.

vereador Faria de Sá (PP) também fez considerações à Operação Urbana Água Branca. “Espero que a gente possa repetir votações como esta em outras operações urbanas. Uma delas, principalmente, aqui da Água Espraiada”.

Baile funk

vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) utilizou os cinco minutos do Pequeno Expediente para falar da Audiência Pública virtual realizada na tarde de hoje. A reunião promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento discutiu o PL (Projeto de Lei) 502/2017, que proíbe a participação de crianças e adolescentes em bailes funk na capital paulista.

“Eu vim fazer essa fala aqui no Pequeno Expediente de hoje para dizer que a gente está atenta à tramitação desse PL (Projeto de Lei), e de qualquer outro PL que tenha um cunho racista e discriminatório em relação às pessoas pobres que vivem nessa cidade”, falou a vereadora Elaine.

Subprefeituras

Dar mais autonomia para as subprefeituras da cidade de São Paulo. Esse foi um dos assuntos do vereador Paulo Frange (PTB), que sugeriu aos parlamentares o início de um diálogo a respeito do tema. “Para que a gente possa criar um mecanismo com maior agilidade das subprefeituras, para que elas possam ter mais poder e serem mais respeitadas”.

Dia Mundial da Bicicleta

No Dia Mundial da Bicicleta, comemorado em 3 de junho, a vereadora Renata Falzoni (PV) ressaltou os benefícios de um dos meios de transporte mais populares do mundo. “É o Dia Mundial da Bicicleta declarado, em 2018, pela própria ONU (Organização das Nações Unidas). É o dia oficial da conscientização sobre os vários benefícios sociais de usar a bicicleta para transporte, esporte, lazer e nas cidades”.

Nesta quinta, Falzoni também se despediu da Câmara Municipal de São Paulo. Ela estava há 30 dias como vereadora suplente do vereador Roberto Tripoli (PV), que saiu de licença no início de maio e retorna ao Legislativo paulistano. Renata recebeu o cumprimento de vereadores.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para a próxima terça-feira (8/6), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista aqui à Sessão Plenária de hoje.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *