Caravana da Inclusão, acessibilidade e cidadania

A 7ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania já aconteceu em 45 cidades e agora inicia sua caminhada em mais 08 cidades do Estado de São Paulo em 2016. A caminhada que é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Direitos da Pessoa com deficiência tem como parceiros a UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo e EAPCD – Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência tem como objetivo levar informações aos municípios, e também aprender o que já foi feito em ações relacionadas ao tema.

Criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento reúne seminários onde se discutem os direitos da pessoa com deficiência, o papel dos vereadores e prefeitos na elaboração de leis e os caminhos para que a sociedade colabore com a aplicação desses direitos. Todo gestor público comprometido com os anseios da população deve, necessariamente, ter absoluta clareza sobre as metas que pretende alcançar no curto, médio e longo prazos. Há obras e ações
pontuais, mas também políticas públicas, cuja construção exige persistência.

A questão dos direitos das pessoas com deficiência insere-se nessa segunda categoria.
É evidente que obras e investimentos são necessários – calçadas e edifícios públicos acessíveis, ônibus adaptados e materiais escolares em versão que atenda a todos não surgem do nada – porém muito mais efetivo para as gerações futuras é cultivar um olhar moderno e permanente para os temas da inclusão e equiparação de oportunidades. E para ingressar nesse mundo ainda relativamente novo das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, nada melhor que a troca de experiências. Afinal, sem ter que aprender com os próprios erros, ganhamos eficiência e tempo para criar outras propostas inovadoras, que por sua vez irão inspirar e gerar eficiência em outros Municípios.

É este o objetivo da 7ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania. Demos a partida para o nascimento de uma sociedade mais igualitária e, juntos, estamos definindo onde e como queremos chegar.

Creci Gestor Político