DAVID UIP RECEBE UVESP E MONGERAL

Para mostrar o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, produzido pelo Instituto Mongeral e coordenado pela Fundação Getúlio Vargas, o secretário da Saúde do Estado, David Uip recebeu diretores da Uvesp e do Instituto nessa segunda-feira. Acompanhado do assessor Luiz Mello, Uip recebeu o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, a diretora Silvia Melo e os representantes do Instituto Mongeral, Valdemir Caputo e Antonio Leitão.

A Secretaria da Saúde tornou-se parceira do projeto e participará de todos os seminários que estão sendo organizados pela Uvesp. Na pesquisa cerca de 100 cidades das 500 pesquisadas para viver melhor na terceira idade, estão no Estado de São Paulo. “Fico surpreso de saber dessa pesquisa e satisfeito porque cidade boa para o idoso precisa ter boa qualidade na saúde”, disse o secretário, que participará de alguns seminários. “Farei tudo para que minha agenda permita”.

Valdemir Caputo, que hoje é diretor de Relações Institucionais da Mongeral foi Secretário de Gestão, no Governo de São Paulo e responsável pela inauguração de várias unidades do Poupa Tempo. “O Caputo foi um grande parceiro da nossa Secretaria”, disse.

Os seminários têm como prioridade despertar a necessidade de políticas públicas voltadas para o idoso, em todas as áreas. Em segundo momento, serão apontadas as “Cidades Amigas da Pessoa Idosa”.

Envelhecimento e urbanização são duas tendências mundiais que se cruzam – como afirma Antonio Leitão – do Instituto Mongeral. Até 2050, 70% da população mundial viverá em cidades, e 21,5% será idosa.

As regiões de São José do Rio Preto e Região Central do Estado apresentarão índices acima da média brasileira de envelhecimento.
Recente pesquisa acompanhada pelo Instituto Mongeral mostra que o desejo das pessoas, à medida que envelhecem, é permanecer em suas comunidades. Por isso os seminários promovidos pelo Instituto e coordenado pela Uvesp, cuidarão de capilarizar as pesquisas com o objetivo – segundo o presidente da Uvesp Sebastião Misiara – de orientar as cidades a se prepararem para esse público.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *