ARTIGO: PELA QUALIDADE DO MANDATO

*Sebastião Misiara

A assinatura do convenio da Uvesp com a Universidade de São Paulo representa um combate sem tréguas em prol da evolução política e social dos que foram escolhidos para dirigir a vida municipal.

Pelo regime democrático vigente, cabe ao eleitor eleger seus representantes em todos os níveis de Poder. Após essa escolha, cabe às instituições e aos movimentos organizados da sociedade civil contribuírem na preparação e na fiscalização dos atos de todos.

De sua parte, a UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo – é uma dessas entidades suprapartidárias que, através de seus técnicos do mais alto escalão, procura oferecer subsídios para que esses agentes políticos, no município, possam exercer seu mandato com qualidade e voltado para a comunidade.

Sabemos que nenhum país consegue avançar na construção da justiça, do bem-estar e da liberdade, sem um projeto nacional, apoiado pelas bases e que seja efetivamente consistente.

É por isso que nasceu o convênio USP/UVESP. Queremos vereadores preparados para essa missão. Queremos o Legislativo ainda mais forte nos municípios. As nossas bases, sustentação de todo o Poder maior, são os vereadores eleitos pelos votos da gente humilde do interior, aguerrida, de onde vem nossa seiva, nossa riqueza. E são os mesmos vereadores que decidirão, em 2018, a exatamente um ano, a configuração do Estado e da Nação.

Com essa força, com o apoio das lideranças responsáveis, é que vamos caminhar na construção de uma sociedade mais justa, sem medo, sem desemprego. Poderemos, compromissados com a qualidade de vida do nosso povo, construir uma Pátria da qual todos possam se orgulhar e pela qual trabalharemos com otimismo.

Os legisladores, os agentes políticos do futuro, devem se preparar para dar o primeiro passo em suas comunidades, na busca dessa conquista. Aprender a legislar conhecer a Lei Orgânica, apresentar projetos de leis, indicações e requerimentos, já não é o bastante.

O convênio USP/UVESP vai mais além. Criará armas para que o legislador descubra meios eficazes para combater o desemprego, refundando o município, tornando-o fator de inclusão social. O cidadão espera que seu município seja o ponto de partida para a consolidação do novo modelo de desenvolvimento que faça refletir os números de crescimento nas políticas públicas.

O convênio USP/UVESP caminhará nessa direção. Reunirá especialistas para falar aos vereadores, a partir de agora, para que estejam sempre à frente do nosso tempo. Vamos a campo com objetivos claros e definidos: preparar para administrar, com a segurança do conhecimento, enfrentar as questões que impedem o desenvolvimento do município e, em consequência, da Nação.

Isso vai acontecer na medida em que cada munícipe tenha sua auto-estima estimulada pela gestão consciente de seus representantes políticos.

Sebastião Misiara
Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo;
Vice-presidente do Fórum de Presidentes de entidades de vereadores do Brasil

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *