3º painel de Turismo aborda feiras, eventos e centros de convenções

O terceiro painel sobre turismo do CONEXIDADES falou sobre as tendências no Brasil nas feiras, eventos e centros de convenções, além das experiências marcantes no turismo paulista. Quem abriu o debate foi o ex-Secretário de Estado do Turismo, Fabrício Cobra.
Segundo o advogado, o poder público não é mais o único ator dentro da governança moderna, interagindo com toda a sociedade civil e trade. Além disso, com a obrigatoriedade do COMTUR, os agentes públicos passam a ter uma ajuda para acertar nas decisões e planejamentos a médio e longo prazo.


“É importante que o poder público ouça o poder privado, porque uma cidade sozinha não valoriza a região”, explicou.


Cobra explanou também sobre a questão dos MIT’s (Municípios de Interesse Turístico). “É importante, mas as cidades podem criar o turismo sem ter essa titulação. Como Brotas, por exemplo, que foi de 15 para 30 mil leitos com as próprias pernas. O que vemos é muita discussão de leis, e precisamos de deputados federais que ajudem a alavancar a atividade turística”, disse.


Em seguida, o VP Senior da Reed Exhibitions América Latina, Juan Pablo de Vera abordou as transformações do mercado e dos espaços de eventos. “Atualmente, um dos maiores obstáculos dos eventos são os custos”.


De Vera explicou ainda sobre os elementos que influenciam no impacto dos eventos como: locais interativos, sustentabilidade e eventos híbridos. “O foco dos eventos leva em consideração: a comunidade, o engajamento, valor, conteúdo, conectividade, interatividade. Precisa ser inesquecível, impactante, memorável”, encerrou o executivo.


O painel seguiu com a apresentação do presidente do Ubatuba Convention Bureau, Hugo Gallo, que reforçou a importância da parceria público-privada para realizar o 1ºCONEXIDADES e frisou que é preciso fazer o questionamento quantidade x qualidade para manter um turismo sustentável na cidade.


“O nosso objetivo é acabar as reformas do centro de convenções para que possamos receber muito mais pessoas no próximo CONEXIDADES, levando em consideração o sucesso deste primeiro encontro”, afirmou.

 


O painel foi encerrado com a participação do Secretário Municipal de Turismo de Ubatuba, Luiz Antonio Bischof, ressaltando a relevância de um evento como o CONEXIDADES para a cidade.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *